Quotidiano da economia real

 


T odos sabemos que o mundo das empresas está ferozmente competitivo e que na hierarquia das organizações há todos os tipos de pessoas. Das mais abrasivas às mais estimulantes, das mais stressadas às mais seguras, existe de tudo um pouco. O problema é ter que lidar diariamente com pessoas como este senhor insuportável que desvaloriza o trabalho feito, que é inacessível e mal educado, este homem zangado e castigador, tirano, colérico e imprevisível.

Esta coisa de ‘ter mau feitio’ e ‘assumir essa condição e pronto’ não é tolerável nos dias que correm. Nada nem ninguém tem o direito de dar cabo de equipas inteiras e, muito menos, de ser injusto para com os seus colaboradores. Este senhor é incapaz de delegar responsabilidades por não confiar completamente em ninguém, é igualmente erosivo para quem é obrigado a trabalhar directamente com ele.

Poderíamos colecionar tiques de Empresários altamente tóxicos e escrever tratados sobre estas pessoas, mas ficaríamos sempre aquém do impacto que têm no dia a dia., mas não têm a menor noção dos estragos que fazem à sua volta. Pior, acham que estão muito bem como estão. Lamento pelas pessoas que conheço e trabalham no Restaurante Golden Gate e Hotel Restaurante Montanha onde continua a violar os direitos dos trabalhadores porque numa empresa havendo ou não lucro, estando ou não em crise, estar ou não em em Layoff a empresa é obrigada a arcar com as verbas trabalhistas de seus empregados, pois estas possuem natureza alimentar e devem ser quitadas independentemente da saúde económico-financeira do empregador.

Sendo assim, a empresa não pode atrasar o pagamento de salário do funcionário que prestou seu serviço. Porquê? Porque estará descumprindo com suas obrigações contratuais … perante isto muitos parabéns ao nosso Governo Regional da Madeira na hora de oferecer placas e reconhecimentos para quem não merece … ficando eles sempre de orelhas moucas


Se da doença eu não me posso queixar, já do bullying empresarial nos empregados em Layoff a coisa não está assim tão assintomática. Tem sido um corrupio de diz que disse. Uma caça às bruxas constante!

O layoff trata-se de um direito laboral que confere às entidades empregadoras um apoio financeiro à “manutenção dos contratos de trabalho”, destinado, exclusivamente, ao pagamento da respetiva retribuição durante os períodos de redução temporária de horários de trabalho ou suspensão dos contratos de trabalho.

Uma das obrigações do empregador para com os trabalhadores sujeitos ao regime de layoff é, precisamente, a de efetuar pontualmente o pagamento da compensação retributiva, Contudo, este empresário deveria saber em primeiro lugar , e de certeza que ele deve saber, porque tem os seus lacaios de serviço a dar as informações de como deve fugir aos direitos do seus empregados, que são constantemente ofendidos na sua moral e a ser escravizados a fazer horas extraordinárias em situação de Layoff.

Este Senhor sabe muito bem que a entidade empregadora não é titular desses valores, sendo uma mera depositária; em segundo lugar, porque esses valores têm um fim específico, não podendo, portanto, ser afetados aos pagamentos de outras dívidas de diferente natureza atrasando o pagamento dos seus trabalhadores.

Em consequência, e no limite, se as empresas que este Senhor está a Gerir optam por adjudicar esses valores a outras despesas, ao fazê-lo, viola as obrigações legais a que está adstrita, nomeadamente o pagamento das retribuições dos trabalhadores em layoff, constituindo-se na obrigação de devolução das aludidas quantias recebidas. Aliás, sob este ângulo de visão, podemos também afirmar que, este Senhor ao atuar de tal forma, incorrerá na prática do crime de abuso de confiança, cuja conduta típica se consubstancia na apropriação ilegítima de coisa móvel alheia que haja sido entregue ao agente por título não translativo da propriedade.

Não é novidade que este empresário aproveita cada crise para tentar descarregar os custos sobre as costas dos trabalhadores e aumentar ainda mais seus lucros. As máximas já batidas que vemos circulando como “onde você vê crise, eu vejo oportunidade” e pérolas do tipo, são a expressão nua e crua de que para este Senhor as nossas mortes são vistas pelas lentes dos cifrões, e realmente ele procura transformar cada lágrima derramada pelos entes queridos que perdemos em mais uma oportunidade de nos explorar.

Se este tipo de empresários estão falindo, que mostrem suas contabilidades, para que todos os trabalhadores vejam qual fatia vai para os salários que eles querem reduzir, e qual vai para os seus imensos lucros.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 2 de Dezembro de 2020 19:10
Todos os elementos enviados pelo autor.