Quem quer tramar Paulo Cafôfo?

 

A política diverte-me, quer pela sacanice, quer pela ingenuidade dos seus protagonistas. Assim, e do nada, aparecem as mesmas figurinhas de sempre do PS - que nunca ganharam nada - a corroer os líderes. Quais serão as suas verdadeiras intenções? Derrotar Paulo Cafôfo? Se Paulo Cafôfo apoia Marcelo Rebelo de Sousa é livre de o fazer deixando a liberdade de voto aos militantes e simpatizantes do PS. Que pode haver mais de democrata que isto? Que interesse tem para o ego dos socialistas que o Presidente seja do PSD ou do BE? Aqui interessa é o homem, a instituição e o País. E Marcelo, mesmo com o exagero da selfies e dos telefonemas, foi um bom presidente.

Vamos então aos factos. É um facto que Marcelo Rebelo de Sousa goza de uma popularidade imbatível mesmo no interior dos militantes socialistas e, quer se goste ou não, foi de facto um presidente que deixou António Costa governar apoiando um governo de esquerda nos momentos cruciais, obrigando a chamada direita a engolir um sapo.

É também um facto que Ana Gomes, devido às suas posições sobre o CINM criou alguma animosidade na Madeira mesmo no seio dos militantes e simpatizantes socialistas. Ana Gomes até pode ser honesta mas as atitudes de guerrilha constante com tudo e todos deixa-a numa posição delicada que os adversários vão aproveitar. 

Divertidos a assistir a tudo isto deve estar o PSD-Madeira que estava entalado com a ameaça da eventual candidatura de Miguel Albuquerque mas que agora respira de alívio com as últimas posições públicas da fina nata socialista. Agora é claro que o PSD-Madeira, mesmo que não goste de Marcelo vai apoia-lo, apenas para dizer que ganhou mais uma vez a Paulo Cafôfo.

Analisando os cenários de vitória e de derrota das presidenciais, esta pode ser outra oportunidade de ouro para Cafôfo se impor dentro de um partido fragilizado por interesses obscuros. Se Cafôfo mudar de opinião e apoiar Ana Gomes é muito provável que perca fora e dentro do partido acumulando uma quarta derrota que pode indiciar o seu fim politico. Se apoiar Marcelo, e Marcelo ganhar como se prevê, Cafôfo impede o PSD de cantar de galo com mais uma vitória. Cafôfo vai utilizar o facto de ter apoiado primeiro Marcelo quando o PSD-Madeira estava indeciso entre Miguel Albuquerque e André Ventura.

E o melhor de tudo é que se Marcelo ganhar, Cafôfo pode puxar as orelhinhas dos seus próprios camaradas e questionar a influência destes no eleitorado e aproveitar a oportunidade para limpar o PS dos mesmos caciques de sempre. 

Com tudo isto, é claro que o maior interessado que Cafôfo não apoie Marcelo é o PSD-Madeira, e assim sendo algumas figurinhas do PS estão a fazer o jogo do PSD como outrora no tempo de Alberto João Jardim.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 9 de Dezembro de 2020 20:30
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.