Precipitação: Boaventura com valores próximos do "20 de fevereiro"

 

Boa tarde, nunca me esperava tornar este dia "normal" e escrever para o Correio da Madeira hoje.

M eus senhores, vivo no norte, e isto está mesmo mau. Os valores de precipitação das últimas 24 horas são claramente de aviso vermelho (entre Ponta Delgada, Boaventura e São Jorge) e muito próximos dos valores registados no 20 de fevereiro, o registo é de 196.2mm em 24 horas, segundo elementos da rede CWOP, uma rede de entusiastas com estações meteorológicas em casa. O principal problema é se continua a chover, porque as terras já não percolam e a água escorre na superfície e pode se dar as catástrofes que conhecemos de inertes, terras e entulho.

Desculpem lá mas tenho que fazer esta pergunta enquanto entusiasta das estações meteorológicas, que raio anda a fazer o Radar Meteorológico do Porto Santo? Justo desta vez que não fizeram qualquer alarido, para além do alerta amarelo, é que desaba um temporal destes? Aparecem só para confirmar? Que raio de previsão é esta? Meus senhores, já muita população sabe que o radar é meio cego para o sul da Madeira, devido às montanhas e à localização do radar mas, isto deu-se a norte! Não há qualquer justificação para as populações não estarem preparadas. Ou o modelo de previsão tem que ser mudado, ou o radar não resulta ou foram surpreendidos no Natal!

Agora sim Pedro Calado pode avaliar as suas obras de confinamento das água (vozes de burro não chegam ao céu) e ver o que aconteceu em Ponta Delgada! E isto não precisa de mais obras! Acabem com essa solução, precisamos de manto vegetal e não confinar o poder das águas.

Apesar da pluviosidade se mostrar pior em Ponta Delgada, nas freguesia de Boaventura e São Jorge foi onde choveu mais.

Se calhar é preciso constituir um CM da meteorologia.

Link vídeos

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 25 de Dezembro de 2020 18:03
Todos os elementos enviados pelo autor.