O que as obras nos custam.

 


O recente Orçamento da Região para 2021 totaliza cerca de 2000 milhões de euros. Portanto, a totalidade da dívida escondida da Madeira equivale a 3 anos de Orçamento da Região completamente absorvidos. Mas, hoje sabemos que em 2019 gastou-se em construção 503,3 milhões, absorveria um quarto de todo o orçamento de 2021. Alguém quer interpretar estes números ou estão mais interessados na carne vinho e alhos, no Ronaldo ou nas coxas da Georgina?

Com mais de 30 anos de subsídios europeus, ainda não infraestruturamos a Madeira para apostar na inteligência, no desenvolvimento social, nas condições de vida e rendimentos das pessoas? Pelo contrário, já não se sabe mais como roubar pedra e verter cimento. As obras são cada vez mais "brutais" para gerar despesa e enriquecimento ilícito.

Se, por exemplo, a Madeira se deixasse de obras e os 6000 milhões de dívida escondida fosse para constituir uma companhia de aviação para servir o turismo da Madeira, a frota seria de 54 aviões A321neo.

Mas vamos por outro lado, com este brutal sorvedouro das obras, o nível de vida dos madeirenses subiu? Claro que não. Tudo o que diz respeito ao desenvolvimento humano está por fazer na Madeira. Estamos cada vez mais pobres, a emigrar e com a demografia a definhar, as oportunidades estão reféns da política. Por isso as eleições são mais uma batalha campal de insultos e de política suja, do que um exemplar momento de democracia e de compromisso para servir os eleitores. Até a democracia é comprada pelos DDT, estas continhas mostram como é uma esmola passar um cheque para que o partido lhes ganhe eleições e conceda ajustes directos.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 24 de Dezembro de 2020
Todos os elementos enviados pelo autor.