O Bibelô

 


S egundo o dicionário da língua portuguesa, bibelô é um pequeno adorno que se coloca nas mesas, prateleiras, armários da nossa casa para dar brilho e preencher os espaços vazios, pelo outro lado, bibelô no sentido figurado, significa ser uma pessoa sem qualquer utilidade prática. 

Pedro Fino é o atual Secretário Regional de Equipamentos e infraestruturas e ao contrário do seu antecessor, que ficou conhecido por assinar como Secretário Regional artigos do Asterix no Jornal da Madeira, é muito mais esperto e comedido, isto é, na linguagem do povo, Pedro Fino é um perfeito sonso!

Para que conste, Amílcar Gonçalves era mais homem do que o Pedro e, desde a sua posse, assumiu pessoalmente os riscos dos chamados cancros da sua Secretaria, chamando a si a responsabilidade das ribeiras com todas as consequências que são públicas. Amílcar teve azar com uma morte na queda de pedras no talude da praia da Calheta e lixou-se, fatalmente, com aquela a boca para as construtoras do regime sobre a bandalheira do roubo das pedras. Como um mal nunca vem só, a imagem de Amílcar perdeu-se completamente com aquela opinião sobre a naturalidade e fatalidade da queda de taludes na Madeira.

Pedro Fino nasceu no meio do betão, na Edimade, e conhece melhor os meandros da mafia da construção civil do que o seu antecessor. Pelo que se conta nos corredores do Mausoléu do Campo da Barca, o Pedro é de longe mais calculista, por isso quer se livrar do problemas das ribeiras mandando para uma das suas direções regionais essa responsabilidade. No fundo, se correr bem, Pedro Fino será sempre o herói, e se correr mal o culpado será um qualquer Diretor Regional que fique com essa responsabilidade. Segundo consta, o problema é que os espertalhões dos atuais Diretores Regionais não querem assumir a responsabilidade do roubo continuado das pedras, sabem que é um problema recorrente, que mais tarde ou mais cedo, os vai queimar.

Com um orçamento de 280 milhões para 2021, sabe-se que apenas 18 milhões são para o novo Hospital que contrastam com os mais de 22 milhões para uma simples estrada entre a Calheta e o Jardim do Mar e com os 19 milhões para uma ligação entre São Jorge e o Arco de São Jorge. Com esta estratégia, salta à vista que a ideia do Pedro é proteger primeiro a sua imagem e depois agradar o chefe e as construtoras porque é sempre mais expedito inaugurar estradas, que não servem a ninguém mas, ficam sempre bem nas televisões antes das Autárquicas.  

Decididamente Pedro Fino é um Bibelô assalariado deste Governo nomeado para dar brilho a algo que é muito baço e duvidoso.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2020 15:10
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.