Meteorologia Totobola 1X2

 


A 14 de janeiro de 2019 foi inaugurado maior investimento do IPMA na Região Autónoma da Madeira. Nada mais, nada menos do que um Radar Meteorológico na faixa de frequências C. O Investimento foi financiado pela Comunidade Europeia ao abrigo do programa POSEUR no valor global de mais de três milhões de euros, mais precisamente 3.286.631€, dos quais cerca de 200 mil euros foram assumidos pelo Estado Português.

O Projeto tinha o objetivo pomposo de, e passamos a citar, “Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos”, e ainda que “o conhecimento precoce e atempado de episódios de precipitação extrema permitirá ao Serviço Regional de Proteção Civil uma gestão e resposta mais rápida, nestas situações”. Segundo o referido na candidatura, a tecnologia permitiria ao IPMA monitorizar precocemente uma vasta área que cobria todo o arquipélago até às Ilhas Selvagens.

Se de boas intenções está o inferno cheio, as últimas chuvas na Madeira vieram mostrar que o IPMA parece que anda a brincar com a chuva e com os madeirenses. 

Senão vejamos, a 24 de dezembro, o IPMA anuncia um aviso de alerta amarelo para Região Autónoma. Na tarde de 25 de dezembro, depois das estações meteorológicas terem medido níveis muito acima do vermelho, o mediático Delegado na Madeira do IPMA anuncia que se calhar o aviso devia ter sido laranja e que afinal é tudo uma questão de probabilidades e estatística. 

Se cometer um erro é aceitável, dois é inacreditável! E não é que altas horas da noite de 25 de dezembro, o delegado do IPMA confessou que afinal o alerta devia ter sido vermelho. 

Pois é, todos sabemos que prognósticos só mesmo depois do jogo, e a meteorologia do IPMA mostrou que é como o Totobola! Entre o amarelo, o laranja e o vermelho a probabilidade de acertar nas três hipóteses é de 100%.

E como se tudo isto não bastasse para estragar no nosso Natal, o Diário de hoje anuncia uma operação de charme do IPMA, com um presente de Natal ao SRPC de uma estação meteorológica automática para ser instalada, imagine-se, no Garajau na sede do Serviço Regional de Proteção Civil.

E a questão que se coloca logo é que depois de toda esta barraca do IPMA, se na Ponta Delgada ou Boa Ventura  não seria um melhor local?!

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 26 de Dezembro de 2020 10:32
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.