Já era vermelho antes do amanhecer (8:08) !

 

B oa noite, acabo de ler uma publicação do Correio da Madeira que me parece ser de um colega do CWOP, quero corroborar, a minha estação também deu resultados idênticos mas há um pormenor a acrescentar. Por razões pessoais não gosto destas datas assinaladas, não pelo Natal em si mas porque a sorte tem sido "madrasta" para a minha família, por isso ando mais atento.

Nestas coisas de previsões meteorológicas ninguém se pode rir uns dos outros mas, pela repetição das previsões em vários modelos ou pela percentagem de acerto na probabilidade podemos ter uma perceção com elevada percentagem de certeza do que vai ocorrer, até por entidades com outros meios que não os nossos caseiros, nós só registamos o momento. Há cerca de 4 dias que se vinha a "adivinhar" a situação, poderia haver um núcleo desviado como noutros temporais, no entanto, este estava diferente.

Eu acho que por vezes se anunciam alertas quando o tempo é de acordo com a época e depois falha-se em momentos cruciais, como hoje. Portanto, as pessoas preocupam-se com falsos alertas e depois habituam-se e o tempo atraiçoa. O que a mim me impressiona é que a minha estação já registava valores de vermelho logo após as 7 da manhã, inclusive com um alarme no software da estação, foi com ele que acordei hoje. No entanto, para minha estranheza, tudo continuou como alerta amarelo, e não cessou de chover, reconhecendo-se o vermelho com o mal feito.

Nestas coisas, conta muito mais o acumulado do que uma chuvada pontual. A estação deu vários alertas durante o dia. Será que baixaram a guarda com o Natal? A Protecção Civil e o IPMA têm meios muito melhores do que os meus, porque não funcionou? O problema começou logo pela manhã e não na tarde! Houve tempo para alertar as pessoas mas isso não aconteceu. Atingiu-se o vermelho e continuou a chover e só depois a natureza devolveu o que já era demais para as zonas urbanizadas.

Um à parte, não gostei da intervenção do Mário Gouveia na TVI24, o que significa "nada a ver com o 20 de fevereiro", localizado ou na Madeira? Andamos perto. Os ribeiros transbordaram e deram sinal mas, há algo que é mau sinal no norte, quando algumas quedas de água, que levam muito mais tempo a aparecer, surgem com muita água. Quem não tem estação olha para elas! Quanto ao Prior ao menos foi digno na sua intervenção e não comento quando as pessoas são dignas.

Vejo que o tortuoso mundo "oficial" privilegia os carolas através do Correio da Madeira ...

 

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 25 de Dezembro de 2020 20:32
Todos os elementos enviados pelo autor.

Prefira sempre a visualização do original (link)