Da casa de loucos à gaiola da maluca


C omo é que é possível. ontem na Assembleia Legislativa da Madeira. não ter havido uma oposição de peso, inteligente, perspicaz para encostar contra a parede a Augusta Aguiar? Que mediocridade de oposição tem a Madeira? É que ou não percebem patavina de políticas sociais, de gestão em Segurança Social ou então não estudaram bem o dossier. Olharam para o documento do Orçamento Regional e só leram o que lá está sem perceberem e interpretarem o que está subjacente a cada medida. O que me faz concluir que das duas uma: ou a oposição vai buscar algum ou alguma expert em Segurança Social e Políticas Sociais, que seja ao mesmo tempo um ou uma visionária, que esteja bem dentro do sistema e não tenha papas na língua, ou a oposição morrerá dentro em breve, porque não tem gabarito para fazer cair a máscara desta impostora, que é a pior gestora que algum dia passou pela Secretaria dos Assuntos Sociais, agora chamada de Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania.

A Sra. Dra. Augusta Aguiar não faz a mínima ideia do que se está a passar com a classe trabalhadora e com as empresas, nem ela nem a sua adjunta direta que só percebe, pelos vistos, de denegrir os mais competentes e brilhantes para destruí-los e não lhes fazer frente.

Vem a Senhora Secretária dizer que vai aumentar para o salário mínimo 650.88€, a comparticipação paga a quem frequenta os Programas de Emprego financiados pelo Instituto de Emprego da Madeira, quando 80 ou 90% dessas pessoas são pessoas sem hábitos de trabalho, que estão a receber o Rendimento Social de Inserção e que são obrigados a frequentar esses programas, assim que são chamados, são programas frequentados por quem sempre viveu às custas do Estado. E até digo mais, há muitos desempregados que nem metade desse valor recebem. E muitos haverão agora em 2021 de ir para o desemprego e nem chegarão a receber o salário mínimo de desemprego. Péssima medida. Ela devia era estabelecer os 650€ como o mínimo do subsídio de desemprego. 

Esses que irão frequentar os Programas Ocupacionais a receber o salário mínimo nunca na vida vão encontrar um trabalho que lhes paguem esse valor. É um orçamento em que estão a dar aos que sempre receberam subsídios e apoio do Estado.

Não estão a pensar na classe média que vai agora perder tudo.

A pior gestão desta Augusta Aguiar é o FEAS e o Farol. A taxa de execução do FEAS é vergonhosa e porquê? Porquê que tiveram de alargar aos idosos e outros que sempre tiveram a sua reforma e apoio das instituições? Porque não calcularam bem. É desterrar dinheiro à má cara e o apoio não chega a quem realmente precisa. E o Farol? Desembolsar dinheiro a quem já vive dos subsídios da segurança social? Uma vez mais este também não chega a quem precisa. 

E colocar no terreno técnicos sociais a fazer o diagnóstico real do que se passa para então construir um Orçamento Social adequado à realidade? 

E o papel da comissão que elegeram para a pobreza? Onde está? Que resultados e conclusões desta comissão? Ou o documento já estava feito pelas incompetentes e só foi assinado por baixo?

No Orçamento onde está uma dotação para alojar Sem Abrigo por exemplo? Porque não seguiu o exemplo neste caso concreto de Lisboa?

A Segurança Social da Madeira precisa de uma limpeza.

A Augusta não se esqueceu dos projetos que vão dar dinheiro aos seus amigos privados, aliás projetos que vão dar milhões.

Vergonha, Vergonha!

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2020 11:51
Todos os elementos enviados pelo autor.