A obra do século!

 

A notícia caiu como uma bomba no seio da Comunidade Europeia, o Governo Regional da Madeira estuda um Projeto estruturante no combate à sazonalidade do Porto Santo, nada mais, nada menos, que uma ponte entre a Madeira e o Porto Santo.

Pelo que se soube, o Governo Regional devido à ausência de navios de cruzeiros desistiu da obra do molhe da Pontinha, do Hospital Novo, da estrada das Ginjas e da asfaltagem do Beco dos Arrifes para concentrar todo o investimento numa obra tão importante no combate às provocações colonialistas de Lisboa.

A ponte com um comprimento total de 72.8 km unirá a Calheta do Porto Santo a São Vicente, terá três faixas em cada sentido, uma faixa especial para ciclistas e ainda três Estações de Serviço do Carlos Pereira, cinco Nico’s Burguer e uma Sex Shop. O projeto foi considerado por Pedro Fino uma obra de arte em engenharia civil e utilizará pilares flutuantes fixos por cabos ao fundo do mar que manterão a ponte estável mesmo em condições atmosféricas adversas. Segundo o projetista, a vantagem desta obra é que em caso de inoperacionalidade do Aeroporto da Madeira, devido às restrições da ANAC, os aviões poderão aterrar na nova ponte em segurança.

O Governo Regional já lançou o concurso público internacional para concessionar a ponte à ViaSousa através de uma PPP válida por 30 anos, tacitamente renovável por igual período. O Correio da Madeira soube que a portagem será de 35 euros e terá pacotes especiais de 100€ que incluem hotel+portagem+Diário por 7 dias mas não incluirá pequeno-almoço e lençóis lavados devido às restrições da COVID-19. 

José António Garcês, o Presidente da Câmara de São Vicente já veio a publico dizer que a ponte sempre foi uma aspiração do povo de São Vicente, sendo uma obra importante no combate à pobreza e desertificação da capital do norte. Em off disse que se sentiu aliviado, não pelo laxante mas por não carregar até ao caixão a obra das Ginjas.

Por seu lado, Idalino Vasconcelos mostrou-se visivelmente preocupado com a notícia e coloca algumas reservas na perda de identidade dos residentes da Ilha, exigindo a apresentação do Registo Criminal e do cartão partidário a todos os jovens madeirenses. Os delinquentes da JSD estão isentos para não dar maçada à polícia em tirar as queixas.

Perante o protesto dos ambientalistas em prol da proteção do habitat das cracas, Miguel Albuquerque já veio a publico afirmar que, quer queiram, quer não, a ponte será uma realidade do seu Governo porque ele foi mandatado pelo povo.