Theta a caminho ...

 

É o homem que denomina as tempestades mas a coincidência revela algum humor da meteorologia, a tempestade subtropical Theta aponta para a Madeira para o fim de semana na previsão até 5 dias. É certo que de plena força, em dissipação ou alargada, a tempestade se fará sentir na região. Aguardemos sem alarmismos por factos associados a previsões mais próximas para assim avaliar a perigosidade do que aí vem. Aconselhamos, no entanto, que trabalhos de construção e todo tipo de bens e utensílios soltos e expostos à intempérie, gozem de uma atenção especial nos arrumos antes de partirem para o fim de semana. No entanto, na sexta-feira o tempo deverá deixar pequeno aviso.

O ritmo da evolução da tempestade definirá se teremos a Tempestade Subtropical Theta em intensidade máxima já a partir de Sexta-feira ou até ao Domingo, contudo deverá prolongar até segunda-feira, depende das condições para alimentá-la, a temperatura da água do mar. Teremos que aguardar mais alguns dias para definir o que nos espera. Tem havido alguma sorte com a Madeira, porque os últimos "cones" têm sido estreitos para passar entre os Açores e a Madeira, derivando depois para a Península Ibérica já em dissipação. Este aponta nalgumas previsões a passagem sobre a Madeira.


A tempestade ganhou nome por ter tomado forma às primeiras horas do dia, significa que tem todavia uma evolução em crescendo pela frente e que poderá assumir outra classificação pela intensidade. Podemos não ter a sorte de apanhá-la em dissipação como também tem acontecido. É de acompanhar porque a sua evolução assemelha-se ao Leslie de 2018 do qual tivemos a sorte de ver passar mais a norte da Madeira.


Para já, os modelos determinam que o vento fará se sentir a partir de sexta-feira, aumentando significativamente de força a partir das 5 horas da madrugada de Sábado, prevendo-se um pico entre as 10 e as 20 horas diminuindo depois gradualmente. Naturalmente acompanhado de chuva.


Esta publicação serve para as pessoas se precaverem de trabalhos ou compras que tenham a fazer. Da previsão mais pormenorizada daremos conta mais à frente.