Se até na Universidade confundem tudo …

 


No próximo dia 23, realizar-se-ão eleições para o Conselho Geral da Universidade da Madeira, um dos órgãos de governo da UMa. 

O Conselho Geral é composto por vinte e um membros, a saber:

a) Onze representantes dos professores e investigadores;
b) Três representantes dos estudantes;
c) Um representante dos trabalhadores não docentes e não investigadores;
d) Seis personalidades externas de reconhecido mérito, não pertencentes à Instituição, com conhecimentos e experiência relevantes para esta.

Não se trata, por conseguinte, da eleição do Reitor, como tem sido veiculado pela imprensa e alguns candidatos ao Conselho Geral.

É claro que a maioria no Conselho Geral ou as alianças entre as diferentes listas ditarão a escolha do Reitor, mas este ainda não é o tempo da eleição do Reitor.

O Reitor é eleito pelo Conselho Geral. Ou seja, primeiro é necessário formar o Conselho Geral e só depois promover as candidaturas à reitoria.

No entanto, na UMa confunde-se tudo isto, apresentando-se já os cabeças de lista como candidatos a reitores. E pior, em vez, de apresentarem um programa para a actividade própria do Conselho Geral, a Lista A elaborou, fora do tempo, um programa para a Reitoria.

É pena que na UMa, que deveria ser um exemplo do funcionamento democrático das instituições, se confunda tudo, na sede de alcançar a Reitoria.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 14 de Novembro de 2020 09:11
Todos os elementos enviados pelo autor.