Ponto da situação da tempestade Theta (23:00)

 

Intensidade do Vento

A tempestade sub-tropical Theta mantém a sua força (observação das 21:00), o núcleo, ao contrário do previsto, não enfraqueceu de ontem para hoje, a intensidade do vento mantém-se mais ou menos regular nos 93km/h.

A previsão é de que a tempestade Theta tenha poucas alterações durante esta próxima noite porque o ciclone continua se deslocando numa zona de cisalhamento relativamente baixa, associada a um eixo de nível médio a superior. Amanhã, o cisalhamento do norte começa a  ter influência no sistema, com o ar estável a entrar na sua circulação. Por esta razão a tempestade Theta deverá girar durante o fim de semana, para começar a enfraquecer até uma dissipação final a meio da próxima semana.

A tempestade Theta move-se para leste a 16/17 km/h, Apesar destes movimentos parecerem o fim da preocupação para a Madeira, atenção que no início da próxima semana, o que resta da tempestade Theta deverá mudar de direcção para o norte, para acelerar em seguida para nordeste. Este movimento pode apanhar a Madeira com alguma intensidade, no entanto, e por agora, a tempestade estará mais próxima das Canárias do que da Madeira, "entalada" entre os dois arquipélagos.

Para amanhã, prevê-se um céu muito nublado mas com abertas até ao final da manhã, seguindo-se períodos de chuva ou aguaceiros a partir da tarde, que podem vir acompanhados de trovoada. O vento será moderado, o que equivale dizer entre 20 a 35 km/h do quadrante sul mas com rajadas até 65 km/h. Nas montanhas o vento constante será sensivelmente o mesmo, aumentando só o valor mais baixo para 30 km/h, com rajadas até 90 km/h. A temperatura vai subir ligeiramente.