O sermão de Santo António às Douradas

 

O s jornalistas idóneos do Correio da Madeira foram convocados pelos Assessores do Gabinete da Presidência para uma conferência de imprensa na Quinta Vigia. Segundo a convocatória o Sr. Presidente ia-se dirigir ao povo pelas 12H00 acompanhado por uma Dourada com três olhos.

Às 9H30 os jornalistas do CM montaram-se na trotineta elétrica em direção à Quinta Vigia para marcar lugar, porque segundo a Lei da COVID-19 não podiam estar mais de três jornalistas no Gabinete do Presidente, um nos tatuadores, e três nos ginásios.

Quando lá chegaram, já lá estava um jornalista do JM que tinha acampado a noite à porta da Quinta Vigia para não perder o lugar e o tacho. Enquanto esperavam pela Conferencia de Imprensa um empregado de mesa meio gago mas vestido a rigor de lacinho serviu um café e uns queques com bolor que tinham ficado dos famosos convívios de 2019. Junto com o Café vinha uma folha A4 com as perguntas que os jornalistas deviam fazer.

Pelas 12H05 o Sr. Presidente entrou eufórico na sala acompanhado por uma Dourada com três olhos que despertou a curiosidade e o espanto dos três jornalistas presentes.

O Sr. Presidente e a Dourada sentaram-se no sofá sorridentes, retiraram a máscara e o Presidente começou por adiantar que era um dia inesquecível para os madeirenses e que depois da famosa App, a bioengenharia madeirense, após anos de investigação científica, tinha criado uma Dourada com três olhos, o que coloca a Madeira na vanguarda da tecnologia dos países do terceiro mundo. Ainda visivelmente eufórico, o Presidente adiantou que o terceiro olho permitia à Dourada detetar tubarões a 25 metros e socialistas a 1000 metros.

Quando foi a vez das perguntas, o jornalista do JM começou por fazer um discurso a enaltecer as qualidades e o sabor da Dourada, agradeceu a fantástica iniciativa do Governo Regional a bem do povo da Madeira e acabou por perguntar que idade tinha a Dourada. O Presidente começou por enaltecer a questão porque não estava nada à espera e respondeu a rir que não se pergunta a idade a uma senhora, mas que ela já tem idade para dar umas cambalhotas.

O Sr. Assessor de Imprensa pediu então ao jornalista do CM para colocar a questão, mas que teria de ser rápido porque o Sr. Presidente ia inaugurar uma viatura imprescindível para a ARAE fiscalizar precisamente as Douradas.

Face ao assédio do Assessor de Imprensa, o jornalista do CM questionou com medo porque é que a Madeira não exportou as Douradas defeituosas para vender nos supermercados do Continente, ao que o presidente, visivelmente irritado, respondeu que os madeirenses têm mais direitos que os cubanos, e tal como a banana, o Pingo Doce só vende estas Douradas aos madeirenses por serem de melhor qualidade. 

O jornalista do Diário já não teve direito a perguntas e foi informado que tinha de ir vender o seu peixe para outro lado.

E para terminar, o Presidente, outra vez eufórico, adiantou em primeira mão que o famoso biólogo Dr. Carlitos, que está a manipular alforrecas e algumas Caravelas Portuguesas para desenvolver rações para peixes em aquacultura, estava a investigar a produção in vitro de Pêras Abacate e Anonas transgénicas sem caroço. O madeirense traça tudo ...

Ainda tenho que pesquisar a minha árvore patológica para perceber como vim ao mundo com duas mamas e um olho, às tantas não sou extraterrestre mas sim madeirense.

Leitura recomendada (link)