O encargo da Fajã da Ovelha

 

É indiscutível que este governo regional é o mais incompetente, trôpego e trompicado da história da Autonomia. Acabou o domínio do Rocha das Selvas e do Judo, o todo sábio e sabedor de tudo o que é serra, cabra, cabrinha e levadas … 

Fosse hoje, o “uso capião” dos terrenos do Massapés, na parte mais baixa da Fajã da Ovelha, e ia preso, mesmo antes da morte dos candidatos a Guarda Florestal que “supervisionou”. A festa de casamento do Miguel Albuquerque era mais importante. Deixou o encargo da prova para os outros e depois veio mesmo a jeito o alibi da festa. Mas, na ata do tribunal está bem escarrapachado de que foi informado das condições atmosféricas e que, mesmo assim, confirmou a realização da prova de seleção. Já agora, alguma vez pediu desculpas as famílias das vítimas?

O Rocha, o Raimundo e o Hélder, com o tempo e com o envelhecimento das suas vidas e das suas causas, “encontraram-se um dia numa esquina” e acertaram narrativas e doutrinas que minimizavam impactos políticos (evitar a ira do Alberto João) e que aquilo da ecologia “dava para todos”.

Assim, o Rocha continuava a ser o dono das florestas e de todos os seus seres vivos, o Raimundo mantinha-se como professor da UMa, o que, na altura, estava a ser muito contestado internamente e mantinha uma licençazinha para aqui e ali falar de umas coisinhas sobre árvores e, depois, “deixava esquecer”. O Senhor Hélder fazia carreira com rédea curta, tipo contrato a contrato, ano a ano, não fosse ele roer a corda, assim também abandonou as “suas causas”, aqui e ali. Este estulto ecologista, ia dando cobertura aos outros dois (escandalosamente a sua cobertura ao Rocha era dada à descarada). Também “participou” numas politiquices partidárias, tipo arte da demagogia para “terra de cegos”, prontamente e pacificamente foi “engolido” pelo sistema. 

Agora, nos tempos e dias que correm, estes personagens perderam o fôlego e estão comprometidos com tudo o que é politica do governo, pessoalmente, com alguns governantes, à imagem e semelhança daquele Batista cientista das pedras, o tal que de vez em quando recebe 200,000 Euros para estudos estéreis ou publicar livros com 50 exemplares, desde que diga bem do governo e deixe o AFA construir onde quiser com estudos e levantamentos geológicos com conclusões “a la carte”.  

A apropriação selvagem das serras da Fajã da Ovelha, tem inspiração num destes personagens e a cobertura tácita dos outros dois. 

Utilizando o advogado maravilha das justificações por “uso campeão à madeirense”, um tal que já foi candidato maravilha, tudo urdiram e embrulharem para furtar hectares e hectares ao povo e a comunidade de proprietários da Fajã da Ovelha. 

MAS, Lixaram-se! 

O “mundo” da Madeira não é mais o mesmo. O AJJ já nem “postas de pescada” decentes manda, a opinião pública e o bom senso do cidadão é uma realidade, com meios de se expressar para além do controlo do governo e dos que foram donos disto tudo. 

E aquela secretária dos recursos, das paisagens e dos lobos-marinhos, tem medo “que se pela” de levar nas trombas, publica e politicamente, tem pavor em se ver envolvida judicialmente por contrariar disposições de lei ou das diretivas comunitárias. 

Não arrisca, sabe bem como pode tudo acabar.  

Insustentável, inconcebível mesmo, entregar duas notificações escritas, mais dezenas de telefonemas e os “donos daquilo tudo” não acatarem a ordem para abertura imediata dos portões. Notificações entregues por uma força policial - Policia Florestal - devidamente apoderada como representante da lei, munida de notificação legal emitida pela entidade gestora do perímetro florestal.

Impossível olhar para o outro lado … Impossível!

Hoje! Existem capacidades e fóruns onde a verdade não hiberna ou é cancelada. Sejam as Redes Sociais, Grupos Ocorrências e tantos, seja no Correio da Madeira. E continuaremos com “o olho” neste assunto e no da Estrada das Ginjas. Ai-ai, o quanto aguardamos pela divulgação publica, pelo governo, do EIA (estudo de impacto ambiental). Aí é que a “porca vai torcer o rabo”.

Sempre Prontos! 

Episódio um de três, esta cronica continuará …

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por chat Facebook
Sábado 28 de Novembro de 2020 19:57
Todos os elementos enviados pelo autor.