As Barracas de Natal serão do GR a infringir as suas próprias regras?

 

N o ano passado, o Governo Regional deu o mote para a concorrência desleal contra os estabelecimentos de "comes e bebes" que laboram todo o ano nesta cidade, através das barracas de Natal, cada vez em maior número e por mais lugares da cidade.

A situação é deveras injusta porque alguns são autênticos oportunistas de momentos chave e vão embora. Os outros, muitas vezes funcionam como o Porto Santo no Verão, precisam de um balão de oxigénio para aguentar o ano, sobretudo na fase de mais exigência de compromissos financeiros. No ano passado houve um aumento significativo de barracas de Natal e inundou-se a mega árvore de Natal da cidade, na Praça do Povo, com um "bairro de lata" para contentar mais amigos oportunistas. Não sei que resultado deu, mas não me parece que tenha sido aposta ganha, a menos que não paguem renda. Neste ano de distanciamento voltam ao bairro de lata com necessidade de espaço para ver o fogo?

Passado um ano, o que já era difícil de se aceitar, vê-se num estado catastrófico à conta do Covid-19 e o GR, de novo inconsciente e amarrado aos amigos, regressa outra vez com a barracas de Natal. A quantidade delas ainda estou para saber mas, desde já há questões gritantes:

  • O Governo Regional que está numa cruzada com a ARAE e a Polícia para vigiar se os estabelecimentos cumprem ou não com horários e distanciamentos, vai montar barracas da mesma maneira como o ano passado e ser ele próprio promotor do não cumprimento das directrizes que impõe aos outros?
  • Todos estão recordados da disposição das barracas (todas juntinhas) nos últimos anos, na rua as pessoas podem se "colar"? É quase certeza que repetem a disposição na Avenida Arriaga porque todos querem ali ficar mas, não há espaço para compassar mais as barracas. O governo Regional atira para quem explora o "não permitir grupos com mais de 5 pessoas", se calhar nem é necessário ser família ... olhem para a foto e digam como vai ser possível sabendo o que se passou nos outros anos.
Não era de elementar bom senso parar com as barracas de Natal promovidas pelo GR, que só se dedicam a comes e bebes, para não termos uma cidade feita de papéis de jornal nas montras durante 11 meses do ano? Depois os amigos compram os espaços em saldos de bancos e aí o GR acaba com as barracas?

Eu só espero que esta cidade não tenha visto um GR sem acção no combate ao vandalismo, à mendicidade, ao trafico e consumo de droga e aos sem-abrigo por razões políticas e que agora, também, não se importa em ter uma cidade forrada a papel de jornal porque quanto pior melhor para a sua estratégia política. Cuidado com o reverso da medalha, uma cidade assim socialmente desmazelada não vai atacar barracas e seus utentes?

Este Governo Regional é completamente sectário quando deveria ser de todos os madeirenses mas, esse discurso fica só guardado para momentos eleitorais. As pessoas que comecem a registar para se lembrar nos momentos chave: dia das eleições.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 30 de Novembro de 2020
Todos os elementos enviados pelo autor.