A diferença de opiniões sobre os deveres do Bispo

 


Li no CM dois artigos de opinião sobre os deveres do Bispo (Xeque ao BispoResposta ao artigo de opinião “Xeque ao Bispo”). A diferença de opiniões deve-se ao significado de "amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei" dito por Jesus.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

Jo 15,12-17

Uns opinam que os padres não devem participar na vida política, outros o contrário. Eu, tal como Thomas Payne (que se desgraçou por a ter escrito), concordo com a última opinião; faz parte do AMAR O PRÓXIMO participar na vida política a fim de diminuir os suplícios terrenos.

Instead of preaching to encourage one part of mankind in insolence . . . it would be better that Priests employed their time to render the general condition of man less miserable than it is. Practical religion consists in doing good: and the only way of serving God is, that of endeavouring to make his creation happy. All preaching that has not this for its object is nonsense and hypocracy." (*)

Thomas Paine

(*) Em vez de pregar para encorajar uma parte da humanidade na insolência, seria melhor que os sacerdotes empregassem seu tempo para tornar a condição geral do homem menos miserável do que é. A religião prática consiste em fazer o bem: e a única forma de servir Deus é esforçando-se para tornar feliz a sua criação. Toda pregação que não tenha isso como objeto é tolice e hipocrisia.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 2 de Novembro de 2020 19:59
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.