Tempo na Madeira: o que é importante saber até a próxima terça feira

 

A Madeira nas próximas horas e até terça-feira terá Chuva Frontal que se caracteriza por ser contínua e ter baixa intensidade. No entanto, algumas células registam intensa actividade de chuva e vento. É justamente por estas poderem não não atingir a Madeira que fizemos um compasso de espera. Portanto, chuva sim, de registo em algumas horas.

Teremos chuva, normal para a época, a par das células, a maior preocupação está na saturação prévia dos solos para a chegada dos períodos mais intensos de chuva e claro, cada vez mais presente na "previsão meteorológica" da Madeira, algumas péssimas obras que se fazem e que potenciam a acumulação de águas (impermeabilização) e a sua projecção em força (caso das ribeiras). A melhor forma de receber a chuva é deixá-la livre a percolar onde cai, se a natureza a concentrar em quantidade nada podemos fazer. Nem sempre isso é possível, é verdade, até pelo relevo mas sobretudo pelas obras que por ironia do destino acabam em máximo caudal e força nas zonas urbanizadas por impermeabilizaçáo e confinamento das ribeiras. O medo do estado do tempo está não nele propriamente dito mas na intervenção humana que desfaz o que a natureza construiu de forma milenar.

Assim, e quanto a chuva diz respeito, a previsão manda ter especial atenção para o período entre as 5 ou 6 horas da manhã de segunda-feira até às 13. Segue-se uma acalmia até às 00 horas de terça, onde começa a acção de uma nova célula da frontal. A Madeira está na direcção de 3 pequenas células muito activas, provavelmente a primeira e a segunda atingem em cheio a Madeira e a terceira desvia-se a sul. A primeira faz-se sentir a partir da 1 hora da madrugada de terça-feira, às 2 horas intensifica-se para a partir das 5 termos chuvas intensas e trovoada que requerem atenção pela explicação dada.

Quanto ao vento, poderá ser forte desde a madrugada de segunda feira prolongando-se até ao meio dia em toda a ilha, salientando-se que actuará mais a sul, intensificando-se às 2 horas da madrugada de terça feira, contudo passando ao largo da vertente sul e atingindo em cheio as Desertas. Acalmará pelas 8 da manhã mas virá mais a caminho. Ao meio dia de terça feira, a Madeira começará a ser fustigada por vento moderado a forte, tornando-se predominantemente forte até às 00 horas de quarta-feira.

Quanto a trovões, sempre leves mas alguns a se fazer sentir por cima de nós, serão escutados mais a oeste e norte da ilha na segunda-feira a partir das 3 horas e perdurando a sua probabilidade até às 9, serão escutados ao longe. Na terça, acompanhando a entrada em actividade das 3 células destacadas que passam na zona da Madeira, a trovoada fará se sentir mais a sul a partir das 3 horas de terça-feira, mais frequentes quando acompanhados pelo período intenso das chuvas entre as 6 e as 11 horas na manhã de terça feira.

Temos o Outono a se manifestar, aparentemente normal se os modelos acertarem, a nossa maior atenção e preocupação deve-se não a ele mas às intervenções humanas. Deixa chover, precisamos dela.