Consulta Pública da ENM 2021-2030. Vai participar?

 


I nteressado como estou pelo tema, no passado dia 13, fui consultar a página internet que permitia fazer as inscrições, e referia esta página: “A Consulta Pública sobre a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030” (https://www.dgpm.mm.gov.pt/consulta-publica-enm2030) está aberta até 2 de novembro. Com agendamento de sessões públicas para a apresentação nas regiões norte, centro e sul de Portugal continental, incluindo Açores e na Madeira.

Na Madeira, a sessão pública de apresentação da ENM foi agendada para dia 19 de outubro mas, na manhã do dia 13, ainda não era possível fazer a inscrição. Porém, as inscrições estavam encerradas ao fim do dia.

Fica aqui uma sugestão:

a)      Ou é anunciado desde o primeiro momento que a participação só será possível por convite;

b)   Ou é feito, como noutras apresentações, com recurso ao sistema online, o que em tempos de COVID convenhamos resulta apropriadíssimo.

O que não colhe é abrir e fechar, assim sem mais … Introduz a legitima suspeita de convites prévios, o que tem toda a legitimidade mas, convenhamos que também cria a ideia de que devemos permanecer de “castigo” (atentos) para poder se inscrever e depois salda-se numa … desilusão.

Atendendo à situação especial que vivemos, de distanciamento social, deveriam ter assegurado uma sessão online, tal como fez os Açores, incluindo assim um maior número de participantes e alargando a divulgação deste documento.

Uma vez que o documento ainda não está encerrado, esta é uma oportunidade para o cidadão deixar o seu contributo para a Estratégia Nacional para o Mar 2021 -2030, e pode fazê-lo com um email para: consultaenm@dgpm.mm.gov.pt  (até dia 02/11/2020 - 18h).


PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 14 de Outubro de 2020 20:19
Todos os elementos enviados pelo autor.