As segregações da Madeira

 


N ão sou racista ou xenófobo nem tenho qualquer empecilho mental, muitas vezes dá jeito encostar os outros à parede dessa maneira quando tentam explicar as coisas como são. Existe na Madeira uma dualidade de critérios que trata há muito os madeirenses de forma diferente. Estamos a falar de gente que se sente injustiçada perante privilegiados.

A Madeira passa por grandes alterações sociais e económicas, apesar de serem dos seus, emigrados, está a sentir o que vastas áreas da Europa sentem com emigrantes. Até é bom que sejam do nosso sangue para que esta explicação resulte melhor.

Vamos lá ver uma coisa, se vives num ambiente com determinadas características durante décadas e no espaço de um ano tudo muda, isso é o quê? Vais na rua só ouves falar mira, ou eles falam alto ou são mais. Vês que não se integram sequer e querem recriar a Venezuela na Madeira, "auto-segregam-se" mas parece que com a ajuda do poder superam ... estão a nos engolir com vantagens. A par disto, e sem atirar, o crime/ vandalismo aumenta, vem a calhar para as portas "america-latina" nas montras. Então fugiram de lá porque não deu certo e querem refazer tudo de novo? Sustentar um Governo corrupto, fugir a impostos em negócios que não se controla, etc. Não se façam santos. Aqui quero fazer um reparo, uma ressalva, à malta nova luso-descendente meu aplauso! São trabalhadores e não me parecem inquinados.

Os miras trouxeram, ou melhor expuseram, uma comparação negativa com aquilo que não foi feito pelos madeirenses enquanto passávamos maus bocados com a falência de região. Gente à espera de casa há anos vê injustiça, gente que descontou impostos e não foi ajudada vê injustiça, gente em listas de espera que vê certas prioridades, vê injustiça. Há mais mas não me alongo.

A política: prioridade na conquista de votos a gente tapada sem histórico. Qual foi a adenda demográfica?

A económica: absorção pelos corruptos do regime de parcerias com endinheirados. Os que estão no esquema de assistencialismo político e que recebem para contribuir para a política. Daí saber elogiar os mais novos!

A partidária: então o PSD Madeira rejeita uma área das mulheres e tem uma de miras? Dá vontade de rir, com deputado e tudo. Então o PSD já havia separado madeirenses entre aqueles que merecem vida e são do PSD dos outros e agora provoca mais uma divisão na sociedade? Então o PSD nem unido está com os seus e tem uns tipos com vida pessoal duvidosa e querem mandar na sociedade madeirense?

A social: como não foi possível com madeirenses noutra crise e agora sim é possível com miras sem terem descontado? O erro está na falta de apoio aos madeirenses porque a crise não foi reconhecido pelo autor material da dívida e total culpado. O PSD-M! Por isso é fácil reconhecer os que estão no mesmo estado do Maduro!

Solidariedade, sim sempre. Receber? Sim com regras. Até nem está errado o que se fez aqui com miras! O problema são os rejeitado da nossa terra por prioridades de índole partidária e de poder atrás descritos. Estão a usar tapados para construir a Venezuela aqui? Ora vejam as listas de espera no hospital, a corrupção no governo, meia dúzia de assalto ao erário público, a música que ecoa, até a quantidade de droga em crescendo que se apanha, o crime e vandalismo, os sem abrigo pelas ruas, a insegurança, isto vai a caminho do quê? E eu é que estou errado por dizer isto? A sorte da Madeira vai ser e tem sido a Europa! O dinheiro da Europa! Para alguns! Já se vê obras loucas a serem anunciadas.

Estou a ser xenófobo ou inconveniente por ver mais além? Nunca tivemos clivagens na nossa terra mas agora vai havendo por segregação e injustiças praticadas por necessidades eleitoralistas. O madeirense conhece estes políticos de ginjeira e está a ser substituído depois da democracia sectária que se pratica ...

Acho piada haver uma Secretaria da Inclusão na Madeira com a personagem que lá está.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 7 de Outubro de 2020 11:56
Todos os elementos enviados pelo autor.