A estratégia fabiana do PS-Madeira: Cafôfo tem de se mexer

 


Definição: A estratégia fabiana é uma estratégia militar ou política em que batalhas campais e assaltos frontais são evitados em favor do desgaste de um oponente através de uma guerra de atrito e indireto. Ao evitar batalhas decisivas, o lado que emprega essa estratégia prejudica seu inimigo através de escaramuças para causar atrito, interromper o fornecimento e afetar o moral. 

O PS-M arregimentou-se no congresso, a linha dura do partido ganhou sobre os moderados. Numa guerra quer-se os mais valentes e disciplinados, e será precisa disciplina para vencer a região. Muita disciplina. Na prática, porém, a abordagem é a fabiana, uma constante torrente de atritos e combates indirectos. As escaramuças no parlamento indicam isso mesmo. O combate indirecto ocorre nos bastidores, conquistar empresários, quadros superiores da administração pública, gente influente, em suma, as elites. Há a vertente popular, que é conquistar as forças vivas que estão próximas do povo.

Esta abordagem tem outros trunfos, o PS é governo na República e isso representa um capital importante. Vai funcionar? Talvez. Mas é preciso ver que o PS já podia ser governo, só não é porque o PSD tem a máquina do Estado, não importa que o PSD esteja em frangalhos, pode comprar votos. E isso faz toda a diferença no momento de ver a margem que decide quem vence para que lado se vira.

O PS-M está numa situação muito parecida com o fim do cavaquismo. Albuquerque é uma nulidade como líder mas isso é pouco relevante, pois, em última análise a máquina do PSD funciona sem líder popular. Não acredito que funcionará para sempre, se o PSD perdesse as últimas eleições, o PSD dissolvia-se em meses. A sua existência é artificial, o PSD não tem fiéis. É como o jardinismo, quando Jardim caiu, em poucos meses os jardinistas desapareceram da vida pública, se há afecto é no povo. Mas isso vale pouco.

Mas voltando à estratégia fabiana, será que Cafôfo é o líder certo? Talvez. Cafôfo já teve a abordagem certa, mas obteve só uma vitória moral. Pode ser como Lula que teve três ou quatro eleições a perder para depois ganhar. Mas não é isso que vai acontecer. O PS-M precisa de uma das duas estratégias de liderança para vencer a Madeira. Os ventos na República vão mudar, a germinação do Chega vai dar ânimo à direita. A estratégia fabiana só funcionará se o PS-M for poroso, se houver pontes que tornem possível a migração de quadros e eleitores do PSD para o PS. Precisa de ser um PS mais próximo da veia popular, mais condescendente com os refractários do PSD e CDS. E isso o PS não tem.

Estas duas abordagens possíveis para Cafôfo são:

  1. ou é um líder carismático tipo Sócrates, um banaportista que conquista as massas para depois conquistar as elites;
  2. ou é um líder discreto tipo Guterres que lentamente vai mostrando compromissos com as elites para depois conquistar as massas.
Neste momento, Cafôfo não é nenhum destes. Precisa de começar a se mexer para ser. 

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 8 de Outubro de 2020 21:07
Todos os elementos enviados pelo autor.