Tranquada Gomes, tudo menos traidor.

 

Condecoração com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique do Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, José Lino Tranquada Gomes, no Palácio de Belém.

F oi Presidente da Assembleia Legislativa Regional da Madeira, é o primeiro e mais importante cargo da hierarquia "democrática" na Autonomia da Madeira, por muito que se ignore por não ter a força de executivo. Se a nossa democracia funcionasse, num parlamento sem maiorias absolutas directas ou engendradas, se não fosse um tapete legislativo do GR e as comissões de inquérito servissem para condenar maus actos de gestão da coisa pública, a conversa seria outra. Assim, sempre foi até aos nossos dias, o posto de "Rainha de Inglaterra", por isso qualquer badameco se sugere para o lugar. Não dá trabalho, ganha-se bem, é uma honraria.

Acontece que o mais poderoso cargo "inutilizado" da Região, por força de um poder autoritário que escolhe carneiros para os lugares, está sujeito a humores e ambições como os de José Manuel Rodrigues numa maioria relativa e por conta de uma coligação. Tranquada foi destituído por necessidade maior e todo o rebanho não hesitou em destituí-lo, puxou-lhe o tapete. Ficou uma dívida por saldar ao "morto em combate" por "fogo amigo", o que já por si é de gargalhada. Coitado do Tranquada se comparado com um trabalhador precário ou um desempregado sem regalias, como Tranquada Gomes ao sair do cargo.

Um deputado que faz a maioria acabou por ter mais poder do que Tranquada Gomes, o mesmo que tinha anunciado uma nova grande vitória do PSD-Madeira nas Regionais na noite da eleição. Agora ninguém vai querer fazer anúncios em noite eleitoral, tal como ninguém quer ser candidato nos nossos dias pelo PSD Madeira ... que aflição arranjar cabeças de listas para as Autárquicas.

Para saldar esta dívida a alguém que "frequentou" as regalias de Presidente da ALR não é fácil. Qualquer coisa desce o homem do pedestal e espeta um alfinete na caixa insuflada, mesmo que haja lugares de gestão, em empresas públicas, capazes de lhe dar mais dinheiro do que estes cargos.

Desde que foi destituído de Presidente da ALR que se sabe que o único cargo, neste arranjo floral com a florzinha central, só tem uma solução, a de Representante da República. É tipo uma adenda honrosa da democracia, para a qual o partido de Tranquada Gomes carregou e carrega todas as baterias para extinguir enquanto vai colocando outros carneiros da manada.

É curioso que, para dar solução ao imbróglio, o PSD Madeira já considera como "órgão elegível" para a sua estratégia o cargo de Representante da República, órgão colonialista que afinal de contas tem aprovado tudo, o que deve e não deve (com reparos do Constitucional) que provém da ALR, subjugada ao GR. Tudo, excepto à barraca de um deputado representar toda a democracia, voltamos a ter presente a importância daquele deputado que pôs Tranquada Gomes a andar ...

Da solução natural passamos à realidade, Tranquada Gomes será efectivamente o novo Representante da Republica para a Madeira, esteve há poucos dias em Belém com o Marcelo, o actual vai se reformar e Tranquada Gomes, amigo de Marcelo, estão a congeminar. Tudo tão normal e premeditado, quais requisitos ou outras opções?! ... as que a comunicação social atirou (mais dois candidatos) são só para dar emoção à coisa, como Ronaldo lesionado ... joga ou não joga mais logo? Vende jornais e faz visitas aos sites por aqueles que ainda vão em conversas.

De hoje para amanhã, aquele cargo deixará de ser colonialista ao fim de décadas, não terá um traidor por ser madeirense porque é do PSD Madeira. Prova-se que traidores e maus órgãos só o são se não forem do PSD Madeira. Prova-se que, depois do folclore, o que conta é o tacho para o pavoneio e "ele" tem jeito, será que também vai voltar a fazer calhamaços como Jardim e na sua partida da ALR? Representante da República ainda será um cargo heróico para bons madeirenses da Máfia no Bom Sentido, tipo um heli nos nossos dias a apagar incêndios, não só é bom como já fazem truques nos contratos ... porque são do PSD Madeira.

Miguel Albuquerque tem que ser candidato à Presidência da República, já viram se Marcelo falha a eleição?! Estas dívidas são mais difíceis de saldar e enriquecer.

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 8 de Setembro de 2020 11:31
Todos os elementos enviados pelo autor.