Os vândalos do carro preto e das elites

 


H á um novo desporto regional, se antigamente filho de elite fazia um berreiro e tinha sempre o que queria, agora a coisa evoluiu a verem os país a serem uns grandes safados, a cometer todas as atrocidades mas, a se apresentarem em público como meninos de coro. Cansados disto, a nova geração pensa que pode ir mais além. De tenra idade já querem ultrapassar os país na política, na neo-neo-política.

Quer mesmo ser mauzinhos, de caras, porque acham que podem vendo o "teatro de guerra", porque as autoridades maniatadas não actuam na mesma. Porque os outros têm de provar e com dinheiro um advogado ainda inverte para um caso em que se deve pedir desculpas e compensar financeiramente o mal-feitor. Se for um vadio, um pobre revoltado, um injustiçado, um adicto da bebida ou estupefaciente, pode aparecer com umas vergastadas mas, se for um menino de bem ainda pedem desculpas para não ficarem com a carreira congelada, vão pôr-los a casa e avisam em bons modos aos papás do poder. ... Já se vai pressionar com medo de represálias quem apresentou a queixa. Já se vai intimidar com presença policial porque só isso é vergonha para alguns, pedir satisfações então é de corar. "Porto Santo", diria o Max, o nome que "não fica bem" diria eu. Foi tão explicito e implicito desde o início e acabou como todos pensaram e só esse pensar reflectido e verbalizado já foi crime superior a um afoga-gansos ou um partir-esta-m***a-toda.

Os actuais papás refinaram dos antigos, perderam o respeito pelas pessoas e cingem-se aos objectivos pessoais. Os filhos destes, voltam a refinar em desrespeito pelas autoridades porque sempre viveram em impunidade, facilitismo e ultrapassagem aos outros, esses "tolos" que respeitam as regras. Foram os líderes partidários e governativos, e ainda as elites a eles associadas, que acabaram com o mérito, a decência e o respeito. Já nada os satisfaz abaixo de "tudo para nós", no mais profundo e completo desprezo pela sociedade assentes no chico-espertismo, no cinismo, no recontar e culpar até ser verdade. São eles que estão a construir a desgraça, a pobreza e o crime, directa ou indirectamente. São eles sempre a excepção que faz escola e cria duas realidades, a dos vencedores na trapaça e os pobres por decência. Assim se faz escola e os fracos optam por serem também mauzinhos.

É perigoso quando alguns mal formados da incubadora do poder e das elites sentem prazer em inferir sofrimento em bichos e pessoas enquanto teenagers. Está tudo lá para termos futuros líderes ainda mais bandalhos do que estes que temos. Enquanto esta sensação de impunidade e poder total, que deturpa e reescreve a verdade segundo o seu interesse não acabar, isto será em crescendo. Quando se vê Comissões de Inquérito a fazer os prevaricadores ganhar, na Saúde e nas pedras, quando a Justiça procura incriminar, através de advogados a soldo da associação criminosa, aqueles que dizem a verdade através de tentativas de culpar por denegrirem ou atentaram à honra, ganhamos a certeza que vamos por maus caminhos. Suportados no egoísmo do EU, se for para mim, só mais esta vez, não fará mal a ninguém. Depois reunimos todos e temos a regra.

Estamos condenados a isto, se em silêncio e com medo sim. Mas se a opinião pública começar a se dar ao respeito, a enfrentar com o mesmo cinismo deles e a fazer as autoridades caírem no ridículo, a inversão da situação pode dar-se. 

Acabei de dizer que, se você não actuar e colaborar na denúncia desta situação latente que, promovida ou aproveitada por eles no contexto do crime e vandalismo em crescendo, você viverá no futuro com trancas à porta e grades nas janelas. O Miras já estão a mudar o aspecto das lojas na nossa cidade porque identificam a situação, com ou sem culpa, por colaboração na política ou hábitos enraizados, a sociedade cada vez mais "multi qualquer coisa" mostra a outra cara da "globalização" que acicata extremismos.

O que sei é que tudo contribui para o ambiente que descrevo, sobretudo a passividade. Se tiver medo agora, terá mais no futuro, escravo da política, das dívidas que criam e com medo do crime.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020 11:11
Todos os elementos enviados pelo autor.