O Facebook e as Pessoas que talvez conheças!


O Facebook tem destas coisas. Pela calada, e sem ninguém se aperceber, utiliza fórmulas matemáticas para nos impingir amigos e amigas que não conhecemos nem queremos. 

Segundo algumas publicações que encontrei na Internet, escritas por quem percebe destas coisas de computadores, parece que o Facebook utiliza fórmulas estatísticas que quantifica e contabiliza os amigos comuns, criando uma lista de amigos prováveis.

Pelo que se conhece das fórmulas secretas do Facebook, e ignorando o carácter aleatório inerente à internet, a referida Lista é ordenada por um algoritmo que contabiliza o número de visitas que uma determinada personagem faz à nossa página, o número de amigos comuns, a proximidade geográfica do IP do curioso, e ainda os locais comuns, como Liceus, Universidades, Partidos, e Restaurantes.

Já todos percebemos que na Madeira existe uma curiosidade política de quem está no poder para descobrir pormenores sobre a pessoa que comenta a favor, ou contra este ou aquele, no Facebook. E até podia ser compreensível, se esta curiosidade não estivesse muito próxima do secretismo da espionagem partidária, e por isso este tipo de atividade até pode ser considerado um indício de tentativa de coação conhecida como Stalking ou Ciberbullying.

Segundo a Lei nº 83/2015, “quem, de modo reiterado, perseguir ou assediar outra pessoa, por qualquer meio, direta ou indiretamente, de forma adequada a provocar-lhe medo ou inquietação ou a prejudicar a sua liberdade de determinação”, pode incorrer no crime de “Perseguição” punível com três anos de prisão. 

Para muito boa gente, a política não se defende pelos argumentos mas sim pela eliminação da fonte da discórdia ou do protesto, utilizando processos e métodos de coação.   

Como sou bonito, até compreendo que uma data de gajas boas, reais ou falsas, consultem a minha página do Facebook mas agora ter um político, e ainda por cima com reputação de macho, no topo da minha de lista de “pessoas que eu talvez conheça” é, no mínimo, intimidante.

Se assim é, não tenho motivos para ficar preocupado porque, nunca vi a figurinha com mais cabelo, não sou militante de nenhum partido e não sou Gay.

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 6 de Setembro de 2020 19:00
Todos os elementos enviados pelo autor.