Nomeações & Cia

 


A política na Madeira além de hilariante é previsível. Bastou o Partido Socialista mostrar trabalho e apresentar na Assembleia Regional uma proposta de Lei para a regulação das nomeações e mordomias, e o PSD, o CDS e o Governo entraram em histeria. 

Que se mexa no subsídio de mobilidade, no Rendimento Social de Integração, e no IRS ainda vá, mas agora limitar o nº de tachos dos amigos neste Governo é inaceitável.

Primeiro foi o Excelentíssimo Sr. Deputado em regime de exclusividade, Jaime Filipe Ramos que se apressou logo a acusar o Partido Socialista de ser tão ou mais populista que o CHEGA, acusando o PS de fazer o mesmo com as nomeações do Partido Socialista na Frente Mar, ou seja, para o Sr. Deputado as nomeações são imorais mas como é uma prática corrente, e uma mão lava a outra, vamos deixar as coisas assim, porque ficamos todos a ganhar.

Segundo, e como seria de esperar, Lopes da Fonseca, outro Excelentíssimo Deputado, descobriu que afinal que no Governo de Lisboa também fazem nomeações, e que por isso o Governo Regional tem moralidade para fazer o mesmo.  

E como as coisas não podem ser credíveis sem números, o PS acusou o Governo Regional de fazer 468 nomeações de amigos. O PSD ripostou afirmando que no Governo de Portugal, António Costa já fez 1470 nomeações, ou seja, segundo Lopes da Fonseca, isto é tudo muito imoral mas como os outros fazem também podemos fazer.

O problema é que parece que nestas contas há um problema de escala que todos se esqueceram de referir. 1470 Nomeações para um Governo de 10 milhões de portugueses é 10 vezes menor que 468 para um Governo de 260 mil madeirenses, isto é, há nitidamente um problema de escala no cérebro dos Senhores Deputados da maioria. 

Mas se estas contas já são difíceis de fazer para qualquer deputado, Lopes de Fonseca, ou não sabe somar, ou então esqueceu-se de referir que 5% dos votantes no CDS deu estatisticamente mais tachos ao CDS que os 39% do PSD.

Mas como de números parece que só o Vice-Presidente percebe, não demorou muito para Pedro Calado vir para a opinião pública com aquele ar chocado e aquela carinha de anjo ripostar os números do Partido Socialista. Segundo Pedro Calado os números do PS estão errados, pois não são 468 mas sim 165! Ou seja, é imoral na mesma, mas o pecado é muito menor.

Segundo os números do Vice, há nomeações por inerência de cargos e de carreira como por exemplo Diretores Regionais e Diretores de Serviços, mas além de esquecer-se de referir que a maioria que devia ser por concursos honestos, esqueceu-se também de quantificar quantos desses 468 não são militantes nem simpatizantes do PSD-Madeira e quantos é que foram nomeados apenas por mérito. Um, dois?

A conclusão que se chega com esta confusão toda de números, é que parece que nenhum deputado de nenhum Partido está interessado em moralizar a política custe o que custar.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020 09:02
Todos os elementos enviados pelo autor. Ilustração CM.