Justiça! A memória está viva!

 



D e madrugada e até boa parte da manhã de ontem, até às 11:30, altura em que um carro de caixa aberta da CMF veio retirar o "lembrete e a memória", o Largo da Fonte viu-se com tarjas negras e brancas penduradas com inscrições para não fazer esquecer a tragédia do Monte, quando a Justiça arrasta-se e os engenheiros, ainda nos nossos dias, recolhem matéria para rabuscar uma solução.

A verdade é uma, a dos factos, se tivermos gente decente no processo. Ninguém acha que alguém praticou um crime de forma directa mas alguém pode não ter levado o seu trabalho mais a sério na vigilância das espécies numa zona pública e, o "destino" ou os petardos, fizeram o resto. O que se pretende é apurar a verdade, ela é como alguém que se sabe que faleceu mas não aparece o corpo. Os promotores querem um ponto final no caso.

Era de todo delicado, para a memória e o respeito, que a CMF menos rápida para tantas situações, não fosse célere a retirar as tarjas, só mostrou que se incomoda, que se sente atingida e não toma o assunto como um acidente. Que pode ter responsáveis por incúria ou omissão tal como já houve uma palmeira no Porto Santo. Os lugares públicos, se bem que não pareça pela impunidade que vai na ilha, a todos os níveis, tem responsabilidades que chegam ao foro de condenação ou crime, ela deve ser apurada. Quem não quiser assumir estas responsabilidades que não se candidate em eleições.

Numa altura em que a CMF tem um site de notícias, penso que para colmatar o bem dizer que não sai nos periódicos, por achar que são injustos, não divulgam ou estão sob controlo, se era para o site servir de exemplo ... esta notícia não saiu! Afinal, a principal conclusão que se tira, é que o município é célere a "limpar a memória", a ocultar ou esconder qualquer manifestação que desperte a memória de uma tragédia cujos efeitos colaterais ainda se fazem sentir em muitas famílias ... a iniciativa não foi política, contou com alguns cidadãos e familiares das vítimas. A CMF às 11:30 da manhã já te tinha retirado o "memorial" e, ao que parece, não emitiu qualquer comunicado ... vergonha por omissão ... a atitude mostrou falta de boa fé e sentimento de culpa.

A comunicação social de uma forma geral ignorou mas sempre saiu no Funchal Notícias.

Enviado por chat Facebook
Sábado, 5 de Setembro de 2020 11:47
Todos os elementos enviados pelo autor.