Bombeiros do Porto Santo a Arder

 


O s Bombeiros Voluntários do Porto Santo estão à beira de um ataque de nervos. Segundo uma fonte que pediu o anonimato, a maioria dos Bombeiros Voluntários daquela corporação não recebe há mais de 4 meses, havendo casos de Bombeiros que nunca foram pagos e em que a dívida já ultrapassa os 1500 euros.

Os Voluntários acusam a Associação de descriminar os profissionais pois, por exemplo, no caso de um Voluntário fazer a mesma noite de serviço com um Contratado, o Contratado recebe e o Voluntário não.

Entre acusações de peculato e gestão danosa está o facto inacreditável das eleições para a Associação serem sempre à porta fechada, isto é, os mesmos votam sempre nos mesmos.

Por detrás da polémica está Gregório Pestana, presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários do Porto Santo, que é, nem mais nem menos um distinto membro da Comissão Politica do Porto Santo do PSD-Madeira. 

A Câmara Municipal do Porto Santo e a Associação de Bombeiros Voluntários do Porto Santo assinaram um protocolo de colaboração mas nem sempre tudo correu bem entre as duas Entidades. Em tempos a Camara Municipal do Porto Santo para continuar a apoiar em termos legais chegou a ameaçar a Associação e teve de suplicar insistentemente pelos Relatórios e Contas da Associação que pecavam sempre pela demora.

À parte desta polémica parece estar o Governo Regional, que até em tempos, criou um grupo de para determinar e para caracterizar melhor quais os financiamentos necessários a cada associação com a promessa que a situação do Porto Santo seria revista. 

Em maio de 2020, o Governo Regional anunciou então que os efetivos do Porto Santo passariam de 15 para 30 e que as verbas destinadas aos Bombeiros passariam de 90.000€ para 180.000€. Das duas uma, ou o Governo prometeu e não cumpriu, ou alguém anda a gerir mal o dinheiro dos Bombeiros Voluntários do Porto Santo. 

Resumindo, as sete corporações de Bombeiros Voluntários da Madeira recebem mais de 2.5 milhões de euros do Governo Regional e desses 2.5 milhões coube apenas 182 mil euros aos Bombeiros Voluntários do Porto Santo.

Sem culpa nenhuma pela má gestão continuam os profissionais que para viverem precisam de receber pelo que trabalharam.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020 17:00
Todos os elementos enviados pelo autor. Ilustração CM.