As lontras da Pontinha

 

Esta manha foi de choro com o Porto do Funchal, só não sei se de riso por patetices ou de tristeza.
Parecem lontras, criam o seu habitat bloqueando tudo o resto.

Quando foi para meter um hotel ao amigo, que se está a revelar um fiasco, no coração do Porto do Funchal e onde, com muita luta da Opinião Pública contra um depósito de gás, se evitou a inviabilização das acostagens de navios no Cais Norte, o Governo Regional passou semanas na narrativa de que aquela indústria não dava lucro à Madeira, que deixava fraco consumo no comércio local, tudo através dos seus mandaretes nas redes sociais. Por isso, não foram eles. Os cruzeiros eram um turismo a evitar porque parecia que queriam urbanizar o porto. Com a construção de uma nova lota no mesmo local, pensou-se que de facto acreditavam no que diziam mas, finalmente, dizem ao contrário ... porque de outra maneira não conseguem justificar mais investimentos.

Hoje, porque importa cuidar de mais um negócio a um amigo, convertido em benesse para o povo e a Madeira, a conversa é exactamente ao contrário e mentaliza-se para a necessária extensão da Pontinha, um bom rendimento para todos mas ninguém sabe para onde se caminha nem têm nada estudado para rentabilizar.

Link da Notícia

O Governo Regional é composto por lontras, constroem no seu interesse um novo habitat e inviabilizam o resto. O Cais 8 em vez de adicionar mais um cais de acostagens, eliminou-se a si próprio e a dois terços da Pontinha por divergir marés para dentro da zona portuária que, deveriam gozar de calmaria. Destruir o Cais 8 era a melhor medida mas isso nunca se fará por orgulho e estratégia política. O PSD é perfeito. Então ... estende-se a Pontinha mais à frente quando os antigos que a conceberam não arriscaram e preferiam outra Pontinha, por fora, um segundo braço, isso existe em projecto. agora é inviável porque ninguém projecta e respeita. Tudo isto acontece, mais construção, quando não se sabe para onde a Indústria dos Cruzeiros caminha e com qual popularidade a Madeira fica. Este é um exemplo de como o foco está em inventar facturação para todos ganharem.

Link da Notícia

A Madeira está no seu direito de encerrar o porto durante a pandemia mas fez mau registo com as companhias de cruzeiro para quando o mercado abrir. Não sabemos em que moldes mas o GR já sabe, sabichões. As Canárias acolheram todos os navios possíveis na sua "hibernação" e, com eles nos portos a fazer despesa, ainda os teve à mão de negociar a reabertura da operação, para si, entre as suas ilhas. A Madeira ficou de fora, orgulhosamente encerrada. Acho piada na designação "os nossos parceiros", parceiro não dá chute no rabo nos piores momentos. Então não é lema da máfia no bom sentido?

La Palisse é o que se pode dizer das notícias requentadas para marcar agenda, não sei se neste caso refere-se a palhaçada ou à verdade inconveniente. A comunicação Social nada explora, essa tão solicita para uma enorme quantidade de fait divers.

Não sendo suficiente toda La Palhaçada à volta dos portos, temos que o principal edifício que dizem ser terminal portuário do Funchal só serve para alojar a Função Pública porque está mal concebido, não foi dimensionado para a realidade dos embarques e desembarques, é disfuncional, tanto que os passageiros passam por obrigação nele porque a preferência é a lógica. Embarques e desembarques são um caos, não há espaço. Este "novo terminal" (na Pontinha) destruiu todo o comércio que antigamente havia nos antigos pavilhões, velhos, sujos mas funcionais e foco de atractividade de locais e passageiros. Dá que pensar.

Link da Notícia

O Cais Norte tem um edifício, era para estacionamentos e apoio aos embarques e desembarques dos cruzeiristas, deram cabo dele com um hotel e esplanadas, algumas já levam meia praça à conta do Covid. A sua finalidade foi colapsada por interesses de amigos do poder, agora vão construir outro edifício. Engraçado que é sempre a construir, palavra mágica, agora é que é para passageiros. Será o primeiro deste porto ou algum arquitecto vai desenhar outro aborto numa orgia mental? A lota ao lado fica a matar, a entalar uma rampa ro-ro que poderia ter apoio deste novo edifício para passageiros, poderia dar para cruzeiristas e para o famigerado ferry Madeira - Continente. O Porto do Funchal parece swing ... já ninguém sabe quem enfia em quem ou onde. Esta é a preocupação dos funchalenses mas penso que para os governantes a cabeça está só em facturar.

Para acabar com girândola, dizer que o Porto do Funchal não é rentável, ao contrário da realidade na área pelo mundo fora, não cobra ao Grupo Sousa, não tem Ferry com o continente (deve ser a única na Europa), não tem navios e maltratou de tal maneira fechando-se que eles agora andam melindrados a contar só com as Canárias. 50% das obras marítimas têm sido um desastre para a APRAM (mal concebidas), é uma máquina de despesa, dívida e injecções de capital com uma gestão incompetente. Implica sempre obras caras, mas um dia pertencerá reluzente e pronta a facturar quando passar para a mão do privado ... de sempre.

Por agora, silenciados os detractores, há muita pedra gratuita para rentabilizar, portos é boa obra, cara e de se enfiar muito betão.

Qual foi o único bom investimento, o que não se vê, os tetrapodes nas costas da Pontinha e o reforço dos pilares do cais norte. Tudo o resto foi asneira atrás de asneira. Quem está a leste do "paraíso"? O Partido Socialista amarrado curto pelos mesmos interesses em que o PSD se embrulhou. O DDT que um dia ficará com a Pontinha. Assim vamos com as lontras da Pontinha, nem peço o seu combate senão é negócio para mais algum, depois da falcoaria contra gaivotas atrás do peixe de traineiras e lota. Cada erro dá lugar a mais uma despesa, o povo paga.

Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 12 de Setembro de 2020 12:34
Todos os elementos enviados pelo autor.