Porto Santo: tornar a míngua num grande feito.



D esejo fazer um comentário mas quero previamente fazer uma ressalva. Quero demonstrar o meu profundo respeito a Sevenair que luta com as armas que tem e presta bom serviço, no âmbito da sua certificação, mercado e apostas. Apostou no Porto Santo, o meu RESPEITO!

É evidente que tudo o que vem à rede é peixe, tal como de grão a grão enche a galinha o papo mas, ter um areal de 9km para espalhar pessoas no Verão e conseguir um bimotor turboélice BAe Jetstream 32, com capacidade para transportar 19 passageiros, se incluir algumas crianças. Se os passageiros forem todos adultos uns 14 (de acordo com o peso total das bagagens), prova como anda a atractividade ou trabalho de promoção da ilha dourada. Será por ventura o operador a dar a oportunidade para lhe tomarem o gosto já que as autoridades regionais e locais são uma completa nulidade. Que os portossantenses ajudem ao sucesso da operação para que vingue por mais tempo, que não as 3 idas e voltas de Agosto, até porque os 190€ por perna, 380€ por ida e volta estão convidativos.

O Porto Santo tem 42,48 km² de área e, os seus 5.483 hab. (2014), dá-lhe uma densidade populacional de 129,07 hab./km2, é evidente que num Verão típico a população pode duplicar ou mais com o veraneantes. E aguenta? Aguenta, aguenta mas não muito mais. A população residente no Porto Santo fica aquém de um dos grandes paquetes de cruzeiros, estes naturalmente confinados. 

A comparação das coisas é importante para nos localizarmos no potencial e na inércia regional. Se por um lado a governação da Madeira aborrece muitos, o sistemático amiguismo provoca tachismo e
este traz a incompetência e o marasmo de se sentirem protegidos. A solução da Sevenair pode ser uma experiência para crescer mas, no âmbito da sua frota, teria que crescer para outro tipo de avião o que para uma linha regional num aeroporto regional é limitativo. Não está em causa qualquer preconceito de uma operadora regional servir o Porto Santo, como que uma ideia de "descida de divisão". O que está em causa é o tipo de avião que se escolhe para poder ter a certeza de que o serviço charter para o Verão é bem sucedido. É uma critica ao Governo Regional!

Lamentavelmente, a comunicação social da Madeira deixou de ter espírito critico e nós leitores é que passamos a escrever no CM. Creio que, à medida que esta totalidade de órgãos de informação do Governo Regional e seus DDT's perdurem, o povo vai se acostumar a ver as coisas pelo prisma dos Renovadinhos. Desprovidos de crítica mas com muito lambe-botismo e sempre com duas palas direccionadas para esse magnânime GR de seres sobredotados que nos governam e que lhes fornecem tachos. Afinal o destino Porto Santo está à medida do tachismo!

Quando todos pensam em Turismo para o Porto Santo, acredito piamente que a operação vai resultar com o cliente portosantense fidelizado, se a operação se mantiver (mais uma vez a necessidade de manutenção como o ferry ...), o portossantense vai achar que é melhor viajar para o continente do que vir à Madeira resolver muitos assuntos, depende do custo e dos preços da Binter.

Que fique claro que o que exploro neste artigo é a iniciativa privada a lutar com as suas armas e o destino Porto Santo votado ao abandono e preso à clientela sazonal dos madeirenses. Entre o que a TAP oferece, directo ou combinado com a Binter e ainda a Sevenair, é muito pouco para o potencial do Porto Santo. O orgulho nesta notícia, é quase o facto de existir o voo desde Cascais mas encerra uma completa incompetência do Governo Regional em promover a ilha do Porto Santo para o Verão com 9km de areal.

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 2 de Agosto de 2020 13:36
Todos os elementos enviados pelo autor.