Leve o alerta de calor a sério



O CM só alerta em meteorologia quando é significativo, sem falsos alarmes. Leve a sério o estado de tempo quente (persistente) para a quarta e quinta-feira, em relação a si, às crianças e aos idosos, mantendo-se vigilante para qualquer foco de incêndio, vão se consumar momentos do 30-30-30.

O alerta é Laranja para todo o arquipélago devido ao calor mas, com maior incidência para zonas montanhosas e sul da Madeira. Estamos ao lado de uma massa de ar quente que atingirá valores de vermelho. Nas vizinhas Canárias há alerta vermelho para as ilhas leste do arquipélago, Lanzarote, Fuerteventura e parte da Grã-Canaria. Não estamos livres que essa massa de ar ainda mais quente ainda mais quente suba até à região. Convém estar vigilante porque podem se reunir as mesmas condições do último grande incêndio no Funchal. Na quinta-feira, pelo aumento do vento, o tempo quente poderá ser mais perigoso caso surja algum incêndio.


Previsão para 4ª feira, 26 agosto 2020

Céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte no início e no fim do dia. Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de leste/nordeste. Pequena subida da temperatura máxima.

Previsão para 5ª feira, 27 agosto 2020

Céu em geral pouco nublado. Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de nordeste, por vezes forte (até 40 km/h) nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira e nas terras altas.

O Windy não prevê temperaturas tão altas mas tem piores expectativas quanto ao vento.


Dez dicas

1- Hidratação. Com tempo quente, o ser humano acaba perdendo muito líquido e sais minerais através da transpiração, sendo muito importante repor o que foi perdido. Lembre-se de beber muito líquido, principalmente se trabalha em locais abertos e fica constantemente exposto ao calor do sol. Evite bebidas alcoólicas e café, opte por um sumo natural.

2- Escolha alimentos leves, como frutas e legumes. Se no seu prato não pode faltar carne vá por peixe desta vez. Evite comer alimentos com muita gordura ou frituras.

3- O calor estraga mais rapidamente os alimentos, conserve adequadamente seus pratos. Se leva comida para o trabalho ou pretende levar um lanche para a praia (de evitar), lembre-se de colocá-los em sacolas térmicas. Evite comer produtos como maionese e iogurtes, tendem a estragar com maior facilidade.

4- Evite roupas que dificultam a transpiração, como peças justas e de tecido sintético. Algodão é uma óptima opção porque embebe e deixa respirar! Procure usar cores mais claras, essas peças reflectem o luz/calor.

5- Se estiver com vontade de gozar o calor (evite) e pretende ir a praias ou piscinas, lembre-se de que a exposição ao sol só é recomendada até as 10 da manhã e depois das 16 horas.

6- Utilize bastante protector solar e, se possível, use bonés, chapéus ou guarda-sóis quando se expor ao sol. Os óculos de sol com protecção UV são obrigatórios.

7- Se é um privilegiado do ar-condicionado ou trabalha em ambientes em que esse equipamento deve ficar ligado, fique atento às suas vias respiratórias com as mudanças bruscas de temperaturas. O ar-condicionado acaba causando a secura dessas vias, o que pode levar a irritações. Para evitar o desconforto, use soro fisiológico nas narinas sempre que achar necessário. O soro fisiológico também é importante quando a humidade relativa do ar está baixa.

8- Desligue alguns equipamentos que aumentam o calor no ambiente, deixe-se pelo básico em vez de aumentar vários consumos. É possível se refrescar economizando na energia eléctrica.

9- Utilize humidificadores de ar; mas caso não os possua, coloque uma bacia com água no ambiente ou uma toalha molhada.

10- Lembre-se de que um carro exposto ao sol funciona como uma estufa! Não deixe crianças esperando enquanto você resolve um problema. Além disso, tome cuidado ao entrar no veículo, abra as portas e janelas para que o calor saia.