Imbecilidade: trocar um Património Mundial Natural da UNESCO por mais uma estrada


Amplie por favor

O ntem, a divulgação do vídeo (Facebook, Youtube) sobre notícia do avanço da pavimentação da Estrada das Ginjas chegou ao viral, tal como já tínhamos observado que a publicação enviada por um autor assumiu visualizações acima da média.

Como tema preocupa os madeirenses, e não só, decidimos pedir autorização ao Miguel Tristão Teixeira para replicar a sua publicação que prova essa mesma atenção que notamos, desta feita pela World Heritage Center, que confere à Laurissilva o estatuto de Património Mundial Natural da UNESCO.


O que diz a carta da UNESCO?
Tenha a certeza de que tomamos nota da sua preocupação em relação à propriedade Património Mundial "Laurisilva da Madeira". Em conformidade com o parágrafo 174 das Orientações Operacionais para a Implementação da Convenção do Património Mundial, as informações que você forneceu foram transmitidas às autoridades portuguesas competentes para revisão e comentários. Agradeço que tenha contactado o Centro do Património Mundial e gostaria de lhe agradecer o seu empenho na conservação do Património Mundial "Laurisilva da Madeira"

O que diz o parágrafo 174?

Quando a Secretaria receber informação de que um bem inscrito sofreu grave deterioração, ou que as medidas corretivas necessárias não foram tomadas dentro do prazo proposto, de uma fonte diferente do Estado Parte em questão, ela irá, na medida do possível, verificar o fonte e o conteúdo da informação em consulta com o Estado Parte interessado e solicitar seus comentários.
Decisão do Comité do Património Mundial

Durante todos estes anos, a comunicação do Governo Regional pauta-se pela exploração da semântica, ou seja, dar significados diferentes para a real intenção ou objectivo final. Uma obra pode estragar a paisagem, o ambiente, transgredir regras e leis, trazer risco e urbanizar o que não deve mas, desde logo, se for adicionada a intrujice, a burla, o logro, a vontade de ludibriar dizendo que vai trazer mais emprego, vai enriquecer a freguesia ou concelho, etc, dourou-se a pílula para se consumar o de sempre, um elefante branco, um exagero ou despesismo, uma realidade vendida que não se consuma mas, a obra fica feita e, todos aqueles que sentam no banquete do betão, saem satisfeitos. Se a impunidade é total, porque não aumentar a dose com um Património Mundial Natural? De facto, quem anda sempre com a Madeira e os madeirenses na boca, para tudo justificar, são os que menos pensam neles. A Estrada das Ginjas é uma dessas realidades.

As certezas, a obra avança, quem dá o título de Património Mundial Natural está atento e pode retirar o título, trocar algo único por mais uma estrada a rasgar a floresta é de doidos, o nosso turismo não vem ver alcatrão, vem para andar a pé na floresta. Peguem no dinheiro e arranjem levadas e veredas!
Como plataforma que divulga OPINIÕES, temos também a nossa, por acordo dos que asseguram o funcionamento do Correio da Madeira, somos contra a Estrada das Ginjas e daremos atenção e prioridade a todos aqueles que se manifestem sobre o assunto contra a sua concretização. Asseguramos divulgação, que como sabem, é o principal trunfo das publicações que os autores enviam.

O nosso agradecimento ao Miguel Tristão Teixeira e o contributo para a boa cidadania e formação da Opinião Pública.