Estrada das Ginjas: preparem-se para a guerra



A RTP-Madeira informou esta tarde, nas Notícias do Atlântico, às 19h, de que o Governo Regional da Madeira avança com a pavimentação da Estrada das Ginjas.

Albuquerque é um Bolsonarozinho, deu cabo da qualidade no PSD, trouxe a mediocridade pelo tachismo ao Governo Regional e agora prepara-se para desprezar a opinião assente em dados concretos da comunidade científica a respeito desta agressão à Laurissilva, Património Mundial Natural pela Unesco. É para enriquecer mais? É para aumentar a xenofobia na região contra luso-descendentes que não respeitam os valores da região através do necessitado Miguel Albuquerque ... a abrir portas por votos?

A Laurissilva é floresta húmida com características subtropicais. A Madeira tem a maior área de Laurissilva do mundo, estimando-se uma dimensão de 15 mil hectares (20% do território da Madeira). As ilhas Canárias têm menos de três mil hectares e os Açores têm algumas manchas de floresta em São Miguel e na Terceira. Os emigrantes investidores que fomentam estas coisas  e as construtoras a salivar compreendem algo disto?


Albuquerque, permitiste o Savoy contra tudo e todos, andas a comprar estacionamentos para a Presidência para ir sustentando o mamute, que postos de trabalho tens se o turismo não aparecer para encher o hotel? O turista não é tonto e vem com propósitos, um Governo que não respeita a Laurissilva está a atentar contra o turismo formado que vem da Europa.

Temo que o "quer queiram, quer não" desta vez vai aquecer. É brutal o que vão fazer, é como pegar lume na Amazónia ou, como diriam outros no passado, abrir uma auto-estrada nela. A Laurissilva poderá ser desclassificada como já tem acontecido com outros ex reconhecidos por agressão ao seu Património Natural. Ganhar uma estrada de alcatrão com dez quilómetros entre as Ginjas, em São Vicente, até ao sítio dos Estanquinhos, no Paúl da Serra, pelo vasto planalto central e perder o título de Património Mundial Natural da Unesco é só coisa própria de furta-pedras, vendedores de sanitas e ricos em 3 anos.

O presidente da Câmara de São Vicente, José António Garcês, assegurou que a via vai ser construída “doa a quem doer“, este que fala com esta certeza vai continuar na câmara nestas próximas eleições autárquicas? Um troca casacas, de partido, de posições e que não respeita o maior valor de São Vicente, a sua natureza. Vai avançar com a frente mar para estacionamentos quando existem muitos mais acima, basta andar um nadinha e agora as ginjas? É para postos de trabalho? Anda a enganar parolos? É para obras para cada um meter o seu ao bolso!

7 milhões para pavimentar a agressão à Laurissilva, com os madeirenses em crise, por causa da situação económica gerada pelo Covid-19? Em plena crise climática, em vez de fazer tampão à humidade que sustem a Laurisilva, o Governo Regional vai se por agora a esquartejar? A Laurissilva é muito mais do que nossa, é do planeta, é a nossa Amazónia em pequena escala. Vão mesmo avante?

Na Madeira não se respeita nada? É natureza, património histórico edificado, cultura, conhecimento, mérito?

Perante esta situação o que vai fazer os tachistas do CDS-PP, calar a "mula", engolir sapos ou digerir um zoológico? Quero recordar!!!

Link da Notícia
Quando Barreto lutava por votos dizia isto:

ESTRADA DAS GINJAS "QUEIRAM OU NÃO QUEIRAM":
BARRETO ESTÁ CONTRA ALBUQUERQUE 

1.      A Floresta Laurissilva, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, é uma das maiores dádivas que os madeirenses receberam da Natureza.

2.      A Madeira, ilha turística conhecida no mundo pela sua paisagem, não pode colocar em causa o seu maior valor para o progresso da atividade turística, muito menos o seu valioso património natural que enche de orgulho todos os madeirenses.

3.      Houve um relatório recente da UNESCO que alertou as autoridades regionais para preocupações, problemas e perda de qualidade na Floresta Laurissilva.


4.      Vem o presidente do Governo Regional garantir que “custe o que custar”, vai avançar com a estrada pela Laurissilva adentro, entre a localidade das Ginjas e a dos Estanquinhos, no Paul da Serra.

5.      A senhora secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, que tem feito – e bem – a defesa acérrima do Ambiente, deve vir a público explicar, urgentemente, se concorda com a estrada das Ginjas.

6.      Também o senhor presidente do Governo Regional tem de explicar, urgentemente, o que é que a Região ganha com esta estrada e porque razão se lembrou de a (re)lançar. O que perde a Região, todos os madeirenses sabem!

2019.08.22

O presidente da Comissão Política Regional CDS-PP
Rui Barreto

O CDS retira o apoio à maioria parlamentar que segura o PSD-Madeira no GR?

Obs.: espero contar com o CM para a guerra que se aproxima, não foi a última vez que escrevi.

Enviado por chat do Facebook
Terça-feira, 25 de Agosto de 2020 20:29
Todos os elementos enviados pelo autor.