Carta aberta ao Presidente da República



S enhor Presidente da República, quanto lhe teria para dizer mas ninguém tem tempo, no entanto, sua excelência é pessoa inteligente, perspicaz, sagaz, astuto e cortês. O pouco que lhe direi será de pleno entendimento e alcance de ambos mas também para a larga maioria dos que vivem a realidade de forma livre e próxima para poder acusar.

Com poucas palavras populistas alguns armam a cilada, para explicar leva mais um pouco ...

O senhor Presidente da República está no Porto Santo, é muito bom para que a sua "magistratura da influência na comunicação social" ilumine e relembre, a todos os portugueses, sobre o destino que temos e que, tal como todos, neste momento, precisam da sua visita.

Penso que estamos de acordo de que o senhor Presidente da República deve mais lealdade à Constituição e ao Povo numa escala de importância, em vez de zelar pela popularidade de um Governo Regional. Nestes últimos tempos, graves atentados à Constituição são levados a cabo na Madeira, com autoritarismo e completo desdém à Constituição, que também é insultada como colonialista, palavra fácil mas gasta quando colono algum usurpou tanto como alguns elementos do PSD Madeira "alapados" ao poder há décadas, com uma rede tentacular já com descendência. Nós vemos imensos abusos de poder, de manipulação e corrupção, apesar da fraqueza que nos cala para poder ter comer na mesa.

Ver o episódio da obrigatoriedade das máscaras, sob justificação do Covid-19, faz-nos temer muito mais pela Liberdade do que pela pandemia.

Há muita forma de autoritarismo, assédio moral e controle num espaço curto como é a Madeira com 250.000 habitantes. Ninguém se escandaliza por dizer que estamos numa ditadura light no contexto da Europa.

Os madeirenses, intelectualmente, estão formados para ter o bom senso de reconhecer a necessidade de bons hábitos para o controle da pandemia, recorrendo ao distanciamento social e à protecção de cada um. Mas, tudo isso é do foro facultativo, até porque se completa com o facto de qualquer cidadão que propague doença tem um quadro legal para punir. Aliás, sem educação e formação, a imposição de máscaras não funciona porque os cidadãos não sabem manuseá-la e perceber cada gesto. Basta ligar a TV na RTP-M e verificar com os seus próprios olhos nos directos do Rally Vinho Madeira. Ainda assim, os idiotas fazem-se notar quando a maioria é de enorme bom senso. A maioria está em casa invisível, sofre isolada as agruras da crise. Os da televisão têm Tolerância de Ponto do GR que, como sabemos, é "habitado" pela exclusividade do cartão partidário.

A Liberdade é a faculdade de decidir por si e de poder exprimir sem censura por "crime de opinião". Não de ficar calado, mudar de atitude, se anular, considerar que tudo está irremediavelmente perdido por imposição do autoritarismo. Se reparar, envio o texto para o CM, conta a mensagem e não o nome, um produto da Autonomia musculada cacique.

Como adubar a Ditadura Light?

Há muitos exemplos na história em que momentos de emergência facultam o aparecimento de extremismos. O senhor Presidente deve estar atento e não compactuar concentrado no Eu do candidato Presidencial. Tolerar o desprezo às "constitucionalidades quando se tem de “defender a vida e a protecção da Região Autónoma da Madeira" é mau "negócio", por ser um artifício para mais abusos do GR. Conhecemos tudo isto de ginjeira, tanto que já posso informá-lo do próximo aproveitamento, o mamute inaugurará proximamente, o Savoy, atentou contra todos e a lei, é uma aberração na paisagem, mas foi para dar emprego. Por ironia vivemos o momento que vivemos, Deus não castiga nem com pau nem com pedra, talvez permitindo o branqueamento de tudo isto com o patrocínio do Presidente da República. Já agora, as megalómanas obras para verter betão e facturar mais são para a nossa protecção, quem poderia ir contra isto ... só quem está esclarecido, coisa que promovo consigo.

Caro senhor Presidente, o GR parece aqueles bares com esplanada que, paulatinamente, adiciona mesas e cadeiras até que toma conta de todo um espaço para o qual não está legalizado. Por cada pequeníssimo e justificado ataque à Constituição, o PSD, que já ganha há 40 e muitos anos eleições, controlando tudo o que mexe e comprando a democracia (partidos e políticos) através dos seus DDT's, continua a silenciar usando as necessidades básicas de uma população cada vez mais pobre, que não vê a construção da classe média europeia no Atlântico. Estamos a pique na pobreza e os poucos ricos estão cada vez mais ricos, a demografia está em queda livre, não há condições para procriar.

O Estado fecha os olhos

Nas várias resoluções anti-constitucionais que são conhecidas do GR, e comentadas por gente credenciada em TV's nacionais, sempre faltou o aviso do Estado, como que se este tivesse medo, desprezo ou falta de paciência para aturar a Autonomia cacique do Atlântico. Ao não ouvirmos sinal de alerta, para marcar o ponto,, assumimos condescendência extrema que só esbarra com o Tribunal Constitucional. Essa ausência, cimenta a passos largos uma situação de que no futuro sentirão vergonha.

Verificar que o senhor Presidente da República é a favor do uso da máscara não me prende à necessidade de usar, por razões óbvias, mas sim que deu salvo conduto a que o Governo Regional continue a perpetrar exageros legislativos (como um deputado votar por todos) ou de resoluções que atentam às Liberdades. O senhor Presidente da República deu justificações para outros "quero, mando, posso, quer queiram quer não, tenho poderes para isso e se estarem borrifando para a Constituição. Mais uma peça para o completo controle da democracia na Madeira, dos órgãos de comunicação social (todos das elites que estão cada vez mais ricos) e que o convidam, mas também para a selecção artificial (e não natural) das pessoas para cargos, empregos ou do foro concursal (com as chamadas cunhas), arranjos ou viciação de concursos ou ajustes direcção que, para nós madeirenses, é já descrédito a 100%.

O senhor Presidente da República é o garante do bom funcionamento das instituições, a Autonomia à luz da Constituição é uma, por muito que os 40 anos de poder queiram anular. Não o vejo capaz de lutar contra isto, antes é conivente, de forma tácita com pequenas concordâncias com um monstro por trás.

O senhor Presidente da Republica pode concordar com as máscaras, como nós mas, não as use para branquear as resoluções anti-constitucionais que são a ponta do iceberg do autoritarismo na Madeira.

Desculpe o tempo que lhe retirei, imagine quanto há para dizer. Não abandone a Madeira à sua sorte com esta Autonomia abusada.

Um cidadão descrente nesta Madeira como vai.

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira 7 de Agosto de 2020 10:57
Todos os elementos enviados pelo autor.