A qualidade da água



D izem que a água não tem gosto nem cheiro. Em teoria sim se o ser humano não interviesse no processo. Há muitos anos atrás, quem ia da Madeira para o continente, das primeiras coisas que notava era a intragável água de algumas zonas do país, sobretudo da capital se comparada com a nossa. Não é preciso ter paladar apurado para se saber que longe vão os tempos em que se acabava a prática de desporto e ponhamos "esgalgados" a boca na torneira para matar a sede.

Sem dúvida que agora, devido aos tratamentos, a água tem adição de aroma, ou seja, gosto e cheiro. Vivo no Funchal e se bem que de freguesia para freguesia pode sentir diferenças, de um modo geral, ela é intragável. Então a dos bebedouros com canalizações expostas ao calor ... fatal. Os tratamentos são tão intensos que se notam num chá ou num café. Com certeza noutras bebidas disfarçadas por outras adições. A presença da qualidade da nossa água reflecte-se em "n" situações.

Dizem que o consumo de água aumenta e andam por aí discussões de dívidas mas tenho a certeza que, se houvesse um estudo de opinião, muitos diriam que não consomem água da torneira. Desta simples situação, o que era quase humor antigamente, comprarmos água no supermercado quando a da Madeira era excelente, hoje em dia é uma necessidade chegando ao luxo. O mercado a este nível está tão maduro que agora existem águas a tentar uma percentagem do mesmo atribuindo qualidades por via do pH. Com todo este consumo, vem o plástico não retornável, um produto que vai sendo condenado por infestar o nosso planeta. De vidro seria um suicídio para o negócio do produtor.

Concluí-se que, se houvesse um tratamento da água potável distribuída na rede, poderíamos melhor servir a população e reduzir o consumo de plásticos. Tenta-se instituir o consumo de água sem garrafas mas como? Oferecendo um jarro ou uma embalagem permanente com a água que temos? É utopia porque não se trabalha a montante, só para o show off. Com certeza os responsáveis para não se dar ao trabalho diriam "compre um filtro" e a resposta é ... se a matam a água na origem podemos melhorar mas morta ficará: salobra.

Em vez da ARM e a CMF, entre outras, andarem a brigar que tal arranjar uma solução?

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 30 de Agosto de 2020 14:12
Todos os elementos enviados pelo autor. Ilustração CM.