A Ciência da Estupidez: cobrir uma falência e arranjar mais tachos



Boa tarde, peço publicação:

A Madeira é claramente uma região que aproveita muito bem os fundos comunitários e por aí nos ficamos mas, nunca ninguém diz a quantidade de elefantes brancos e inutilidades que se construíram. A ânsia de construir e facturar esquece que é preciso manutenção e utilidade. Diziam, em 2015, que passaríamos a conservar em vez de construir, outras mentiras. Sorte não haver penalização "elefantes brancos", deveria haver essa regra na UE mas, se calhar e em contra-partida, por isso aparecem países que não gostam do sul despesista.

Só me quero focar num caso, havendo centenas, e de forma abreviada.

O Madeira Tecnopólo, uma ideia sã no passado do Dr. Pedro Ventura, ficou dizimado pelo tachismo; pela então família Dantas com marido no segundo piso e a mulher no primeiro; pelo constante desvirtuar do projecto que aniquilou o seu lançamento. Ali o poder fez tudo, usou para as suas monstruosidades eleitoralistas e não pagou. Atolou de gente inútil, um pólo científico e tecnológico, ao ponto de uma simples visita mostrar como aquilo está. A cair sem manutenção, com os malfadados correios a usar os pavilhões de feiras e, não se ouve um único evento há muito, até a ACIF prefere as masmorras do Estádio do Marítimo ao Madeira Tecnopólo. É que para pagar não se dá ao governo. Teorias, organismos rentáveis no Governo Regional seria uma heresia para a quantidade de gestões fáceis de injecção de capital por falência.

Mas, a sabedoria para ir buscar fundos comunitários está sempre aguçada. Desta feita, ninguém volta a pretender colocar a Madeira no mapa da ciência, este fim de mundo já com a aberração do Brava Valley #1 e do #2 da Penteada. O que se quer é dinheiro e tachos, usar subsídios para garantir ordenados a tachistas.

Esgotada a solução dos, mais ou menos, 6 a 8 Técnicos-Especialista por secretaria a 3.500€ mês, tendo já o M-ITI – Madeira Interactive Technologies Institute e a ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação; Jorge Carvalho anda a promover mais um sucedâneo destes para sacar dinheiro aos fundos da Europa para ciência, formação e investigação. Dá um tachão para um graúdo (numa secretaria a cair aos pedaços) e respectivos peões a 3.500€. Vem aí o Instituto de Ciência e Tecnologia, fundado pelo Jorge Carvalho, mais um remake de filme que já vimos e nunca somos nada em tecnologia.

A intenção não é ciência, é pagar a falência do Madeira Tecnopólo e dar mais tachos para perpetuar o PSD-M no poder. O voto agradecido e de manutenção de muitos umbigos.

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 16 de Agosto de 2020 14:56
Todos os elementos enviados pelo autor.