Estamos todos ligados e é disso que o Covid-19 sobrevive



Não se habitue, não desça a guarda, relembre, mantenha as atitudes.

O s jovens, numa boa maioria, comporta-se como se o Covid-19 não os pudesse contagiar. Até podem ser de uma faixa etária de baixo risco mas devem compreender que podem não sentir que estão doentes, levar para casa e contagiar a família. Estão a ter actos de egoísmo, de usufruir sem se preocupar e depois podem chorar por entes queridos. É uma hipótese com que devem lidar para perceberem a responsabilidade que têm.

De uma forma geral, o madeirense está gradualmente a baixar a guarda e a ter atitudes pouco recomendadas no uso das máscaras, por não saber manusear ou até mesmo não usando. Podemos ter o Covid-19 controlado mas deveríamos estar a "treinar" para quando a economia se reactivar. Os turistas vão chegando ... Podemos estar a cometer um grave erro, baixar a guarda e perceber só depois de duas semanas como o vírus actuou pela calada, durante esse tempo, e nós permitimos. Atenção que de um momento para outro aparecem 10 ou 15 casos.

É uma grande lição a influência que o exterior tem na nossa economia e a grande extensão de serviços contagiados pela falta de turismo. A nossa dimensão, o Covid-19 e a crise económica a chegar às famílias estão a mostrar a nossa real dimensão ou abrandar o consumo. Há muita incerteza no ar. Se o Covid-19 está intimamente relacionado com o comportamento da economia, aprenda a respeitá-lo.

Ontem, um adepto do "fecha o aeroporto" e desde os Horários do Funchal (que negaram a entrada num autocarro a um turista no início da pandemia) revelaram a amplitude da crise devido paragem da economia. A moderação é a lição que se tira disto, a xenofobia sobre estrangeiros por suspeição de doença ou por a infecção local, como em Câmara de Lobos, não pode dar lugar a marginalizações, é incomportável tê-lo estar presente numa terra de turismo ... em sítio nenhum, mas em destino turístico é pior, fatal.

O vírus parece ganhar força em vários sítios da Europa quando estamos a abrir com o arranque do tráfego aéreo. Tanto as lições sobre como se proteger do Covid-19, saber receber e lidar com estrangeiros devem estar presentes, caso contrário penhoramos o futuro.

Estamos todos ligados, nunca foi tão evidente. O Covid-19 está a recrudescer nos mercados de  origem dos nossos turistas e a economia regional começa a definhar sem disfarce possível. Abandone os laxismos, uma má notícia como Lisboa e Vale do Tejo envia-nos para o descalabro.

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 10 de Julho de 2020 06:39
Todos os elementos enviados pelo autor. Ilustração CM