E o Centro de Saúde de Boaventura?



Piada do ano, um Centro de Saúde que não tem condições para funcionar de forma normal.

D ecretado o Estado de Emergência, o Centro de Saúde fecha à população que passa a ser atendida no Centro de Saúde de Ponta Delgada, um estabelecimento recente que tudo tem para responder as necessidades das populações das duas freguesias mas, vem um energúmeno do Presidente da Junta de Freguesia de "Boa Ventura" fazer pressão para que se abra este "perdigueiro" que viola todas as normas de Segurança, pois além de ser um edifício degradado, é um buraco húmido, onde só tem uma porta que serve de entrada e saída de "Limpos & Contaminados", onde os utentes, dado a conjuntura atual, estão a ser atendidos pela janela.

Ficam aqui algumas perguntas ao Sr Presidente do Governo e ao Secretário que tutela a pasta da Saúde, é este modelo de Saúde que apresentam à Região e aos Madeirenses? Isto sem falar de que, antes da pandemia, este Centro de Saúde e o da Ponta Delgada abriam ao sábado para dar metadona a drogados ... que passado 1 hora estavam a sair do concelho pelo seus próprios meios? Qual a necessidade de gastar dinheiros públicos e horas do pessoal nestes assuntos desnecessários? Será possível que não tenham aprendido com a Pandemia que é preciso poupar?

Com as novas vias de acesso, existem Serviços que não se justificam estarem abertos ao público, até porque não têm condições, violando todas as normas de Segurança e colocando em risco a saúde da população. Que as gentes locais não tenham formação para o verem ... mas seria de esperar que as Autoridades Locais tivessem formação suficiente para salvaguardarem a saúde das pessoas!

Será possível, mesmo com esta Pandemia, que ainda coloquem a Política em primeiro lugar? Quando é que População acorda?


Antes das Eleições
JM Madeira

29 CENTROS DE SAÚDE COM COBERTURA TOTAL DE MÉDICO DE FAMÍLIA
Artigo | 22/06/2019 15:19 (link)

"São 29 os Centros de Saúde da RAM com cobertura total de médico de família.

A saber: Achadas da Cruz, Porto Moniz, Ribeira da Janela, Santa do Porto Moniz, Seixal, Boaventura, Ponta Delgada, São Vicente, Arco da Calheta, Calheta, Estreito da Calheta, Fajã da Ovelha, Jardim do Mar, Paul do Mar, Ponta do Pargo, Prazeres, Ponta do Sol, Canhas, Serra de Água, Quinta Grande, Jardim da Serra, Arco de S. Jorge, Faial, Ilha, São Jorge, São Roque do Faial, Santo da Serra, Porto da Cruz e Porto Santo.

Os cuidados de saúde primários são a primeira linha de intervenção em saúde e, como tal, constituem uma importante mais-valia para a saúde da população da RAM.

Importa recordar o investimento feito pela Região ao nível da formação, o que faz com que atualmente sejam 148 os médicos de família distribuídos pelos 47 centros de saúde da RAM.

Este reforço no número de médicos de família reflete-se na taxa de cobertura de médico de família na RAM, e faz com que no conjunto global dos 47 centros de saúde, 29 têm cobertura de população a 100% com médico de família.

Os 47 centros de saúde estão distribuídos pelos vários concelhos, por sete zonas geográficas: Zona Oeste, Câmara de Lobos, Funchal (Zona I), Funchal (Zona II), Santa Cruz, Zona Leste e Porto Santo, as quais podem integrar um ou mais concelhos.

Embora exista um forte empenho para uma cobertura total de médico de família, há que referir que a não inscrição para médico de família não constitui um impeditivo no acesso aos cuidados de saúde primários. Todos os utentes da RAM têm acesso aos serviços de saúde prestados nos centros de saúde através da consulta de recurso e/ou através de outras modalidades de consulta disponibilizadas nos centros de Saúde.​"

Leitura recomendada: Centro de Saúde da Camacha ... é outro que não funciona.


Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 10 de Julho de 2020 23:34
Todos os elementos enviados pelo autor.