Candidatos a candidatos



N a Ponta do Sol a corrida autárquica está ao rubro. Se do lado do PS e do CDS-PP as escolhas de cabeças de lista parecem indiscutíveis, do lado do PSD não se pode dizer o mesmo.

São vários os nomes na corrida. Uns que se assumem, outros nem tanto. Na próxima semana está marcada reunião da Comissão Política de Concelhia para indicar o nome recomendado pela estrutura local ao presidente do partido.

O ex edil Rui Marques procura negar no seu discurso o que o seu comportamento de norte a sul do concelho indicia: a vontade de se recandidatar à autarquia. Quando se houve falar de candidatos o nome do ex autarca é o que solta logo acima de água. Os seus correligionários dizem que a estratégia passa por negar a intenção de se candidatar para evitar o "rebentar" do mega processo judicial antes do Congresso do Partido, em Novembro. Depois do Congresso do Partido, no qual conta reforçar a  sua posição na Comissão Política Regional do PSD, Rui Marques será decisivo no lançamento do candidato e aí a Rua dos Netos não poderá voltar atrás. O ex presidente de câmara sabe que é o único que reúne consensos dentro da seu núcleo. Daí ter lançado, para já, dois nomes da sua confiança para depois surgir como o senhor unânime capaz de os unir. São eles Lino Pita e Bruno Lobo.

O primeiro, Lino Pita, foi nº 2 na lista de Virgílio Pereira à CMPS em 2017, por imposição de Rui Marques, e não foi capaz de ganhar a sua mesa de voto, nos Canhas. Teve também um dos piores resultados do PSD quando se candidatou à Junta de Freguesia dos Canhas, em 2013. É reconhecido por todo o concelho como um homem sem perfil para se candidatar à Câmara e não reúne nenhuma simpatia dos seus colegas funcionários da CMPS. Toda a sua força enquanto candidato parte de Rui Marques. Com o ex presidente fora da jogada, Lino Pita não parece ser capaz de granjear apoios.

O segundo, Bruno Lobo, garantem-nos, tem o seu nome envolvido na qualidade de arquiteto nos licenciamentos feitos pela autarquia contra os pareces técnicos. Se assim for, não está isento de ser arrastado no "mega processo" de Rui Marques.

Gualberto Fernandes, experiente deputado, parece ser o nome predileto da Rua dos Netos para "atacar" a edilidade. Ao contrário dos restantes, promete romper com Rui Marques de maneira a abraçar os votos dos "renovadinhos" descontentes com as políticas internas dos últimos anos. O arquiteto promete avançar com uma lista independente para forçar a sua escolha por Miguel Albuquerque. Se for o escolhido, deverá enfrentar forte oposição por parte do grupo de Rui Marques.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 24 de Julho de 2020 19:04
Todos os elementos enviados pelo autor.