As sedes IPSS do PSD Madeira são como as Sociedades de Endividamento



N uma altura em que o PSD da Madeira esvazia dos órgãos de poder local (sobretudo Juntas de Freguesia), onde tende a perder, para instalar novas sedes partidárias dissimuladas com a fachada das Casas do Povo e alimentadas com o erário público das IPSS, coloca-se a questão de quem fiscaliza estes sorvedouros partidário do poder, a versão caridade das Sociedades de "Endividamento",

Cabe a quem concede as dotações financeiras fiscalizar, o Instituto de Segurança Social que na Madeira é vesgo, tem um olho que perdoa dívidas a uns e cobra a outros mas depois, para a opinião pública, aparenta como incobráveis.

Poderíamos ter alguma esperança que a Segurança Social do continente, que superintende o total, pudesse fiscalizar e com isso absorver a escadinha de abusos políticos na Segurança Social da Região mas, a esperança é pouca. Existe um exemplo, a Raríssimas, que provou as falhas generalizadas de recursos humanos no Estado para travam as entidades públicas numa melhor fiscalização. Esta é a história de Portugal, legisla muito mas não faz respeitar através da fiscalização. Em tudo igual à capacidade de investigação a crimes de colarinho branco.

A fiscalização das IPSS é costa folgada porque o Instituto da Segurança Social (ISS) tem enormes atrasos na avaliação das contas das IPSS. Voltando ao caso da Raríssimas, em abril de 2018 e com o Departamento de Gestão e Controlo Financeiro do ISS com apenas 6 funcionários, ainda estavam na fase final de análise as contas de 2014, tudo motivado pela falta de recursos que evidentemente só faz crescer o desfasamento.

É evidente que, com este cenário, em que o PSD Madeira está mais interessado em continuar a infestar a Segurança Social da Madeira para fins de controlo político-eleitoral, a par da realidade nacional, os predadores políticos e económicos se sintam "bué da tranquilos" na Madeira.

No entanto, há outra instituição capaz de fiscalizar as IPSS a partir do continente, porque volto a dizer, aqui não conta, é tudo farinha do mesmo saco, é o Instituto Nacional para a Reabilitação (IRN), mas também se justifica com manifesta falta de recursos humanos. É impressionante como vemos tachos para tudo menos para executar serviço!

Em suma, é preciso carácter e honestidade no cumprimento das "funções que me são destinadas" mas como conta muito mais servir o partido, a coberto da impunidade por falta de fiscalização, o PSD Madeira continua a abusar do erário público em seu exclusivo proveito e a preencher os lugares com uma nova onda de comissários políticos que agora andam a ver se quem tem RSI vota PSD.

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 5 de Julho de 2020 14:27
Todos os elementos enviados pelo autor.