A verdade nua e crua do Lar da Bela Vista


Link da Notícia
A gradeço esta publicação sem filtro, reconhecendo que este assunto tem passado pelo CM, sem papas na língua, mas que encontraram a apatia da Segurança Social e daqueles que vão para o Lar da Bela Vista fazer campanha eleitoral. Não há vergonha na cara, nunca mais apareceram ...

Hoje vi e tiro o chapéu a Juan Carvalho, Presidente do Sindicato dos Enfermeiros, por juntar a sua voz aos que clamam há muito e alertam para o estado em que se encontra o lar da Bela Vista. Não há eleições, acabaram-se as festinhas e os abusos políticos de gente mal formada e desde a rua já percebemos o que vai lá por dentro ...


O lar da Bela Vista é um barril de pólvora, "genocídio" disfarçado de cuidados devido a escassez de meios de saúde e de conforto. A Segurança Social, a mesma que deixa caducar dívidas aos amigos, não consegue construir soluções de segurança e higiene para garantir o bem estar dos idosos e ainda a proteção destes e dos funcionários.

Se acontecer um incêndio a catástrofe será maior do que o 20 de Fevereiro e o acidente do autocarro dos alemães, juntos, em termos de mortes. Não é recomendável a existência de lares daquela dimensão, contudo. no período em que vinha dinheiro da segurança social nacional para construir novos lares, optou-se por manter este modelo em vez do dividir os utentes por unidades mais pequenas, adequadas às diversas problemáticas, como a demência, o alzheimer,  por exemplo.

Os utentes estão todos  misturados, com as consequentes dificuldades de gestão dos cuidados e a exaustão dos recursos humanos que, carecem de formação e material adequado para tratar e manusear os acamados, por exemplo.

Este lar é um caso sério, onde são lançados os idosos que não conseguem reclamar a sua sorte.

Eu vejo esta sociedade cada vez mais desumana e as gerações vindouras serão piores, os governantes são portadores de maus exemplos que são replicados pelo povo. Este chico-espertismo, a falta de

É preciso uma profunda reestruturação, depois de uma auditoria e depois de sanados tantos casos, como o do Porto Moniz, que caem no esquecimento. É nosso dever zelar pelos nossos idosos, e deveria ser uma ofensa para todos a maneira como alguns são tratados.

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 9 de Julho de 2020 21:46
Todos os elementos enviados pelo autor.


Recordamos:

O Lar da Bela Vista (link original)

Enviado por Denúncia Anónima 
Sábado, 05 de Outubro de 2019 00:40
Texto e título enviados pelo leitor. Ilustração CM


Tenho um familiar a viver no Lar da Bela Vista, e se por um lado é reconfortante saber que deve estar mais seguro e acompanhado, não deixa de ser triste que este lar esteja em condições deploráveis e esperando há muitos anos por obras que tardam em acontecer.

Os quartos, duplos ou triplos, não dispõem de condições adequadas às necessidades básicas dos utentes. As casas de banho, dispõem de um duche que nem um piso próprio tem, sendo o chão o mesmo da casa de banho. As sanitas sem assento e autoclismos que não funcionam. Muitos dos utentes ali a viver, encontram-se numa faixa etária avançada, por vezes com poucos ou, mesmo sem dentes são "presenteados" com hambúrgueres, que mais parecem solas de sapatos, frango que não é desfiado, acompanhados de arroz, arroz e mais arroz com couve branca, num menu que pouco ou, nada varia.

O lar tem jardins, que, ao invés de serem cuidados e aproveitados para serem desfrutados pelos utentes, estão abandonados, tornando-se até em armadilhas para os mais aventureiros ou distraídos.

Quanto ao pessoal, e não querendo cometer grandes injustiças, há de tudo um pouco: bons, maus e reles. E isto quando há pessoal, porque muitas vezes fica uma funcionária auxiliar por piso, para tratar de todos os utentes que lá habitam. Os que são minimamente autónomos, desenrascam-se mas, os acamados, só lhes resta aguardar pacientemente por uma ajuda ...

A destoar da precariedade de tudo o resto, temos a entrada, onde está a direcção e serviços administrativos e a sala de convívio que, apesar do barulho e das correntes de ar, até têm um ar mais catita, ou seja, as zonas por onde passam os visitantes, o público, e que é visto, pelas visitas.

O mais triste é que, certamente não falta gente para trabalhar e não seria nenhuma fortuna e muito menos dinheiro mal gasto, renovar um lugar onde, mais cedo ou mais tarde, quase todos lá iremos parar.



Bela Vista sobre as chefias (link)

Enviado por Denúncia Anónima 
Sábado, 30 de Novembro de 2019 15:54
Texto enviados pelo autor. Título e ilustração CM.


Muito se tem falado que más chefias adoecem os empregados, isto podia parecer algo exagerado até ser sentido na pele. Sou funcionária do lar da bela Vista, gosto muito do meu trabalho, mas ultimamente tenho perdido anos de vida de stress e nervos devido a chefia de uma das encarregadas.

Estas tem como função a orientação das tarefas diárias a cumprir bem como os mapas de trabalho que não são nada mais do que os horários mensais que deviam se traduzir numa boa gestão e ambiente de trabalho.

O que acontece no lar da Bela Vista é que tudo isto funciona bem para quem nesta altura traz um presente com um pedido que em vez de ser ao Pai Natal é à chefe para usufruir de um bom horário de Natal que dê também desta forma para os encontros e jantares natalícios.

Não deveria a encarregada tratar todos por igual? Até porque este ser humano antes de ser chefe já foi também como nós, deveria por isso ter outra posição imparcial para com todos e não só para alguns, mantendo um bom ambiente de trabalho entre os assistentes operacionais que são o coração do lar, pois são quem mais está com os idosos/utentes!

Já agora uma preciosa dica seria também optarem por dar formação à chefia, por exemplo um curso de relações interpessoais, para aprenderem a falar  connosco porque, apesar de terem um cargo de encarregadas, tem  por vezes o mau hábito de  fazer chamadas de atenção (muitas vezes sem razão) no corredor e até por vezes em frente aos familiares e falam como "lhes dá na gana" sem qualquer tipo de respeito e empatia!!

Já agora que estou a escrever isto e revendo um tema antigo da falta de pessoal (ainda por resolver e que piora a cada dia que passa), temos igualmente uma diretora confinada a sua agradável cadeira no gabinete que faz ouvidos de mercador às reclamações que apresentamos, que não age nem reage, mas que por estas alturas de Natal, de paz e amor, lembra-se (uma vez por ano) de vir ao longe acenar e dizer bom natal aos velhinhos, como se eles só existissem nesta linda época festiva!