Para onde vão os químicos da galvanização junto à Ribeira dos Socorridos?



Boa noite.


J á que estamos com a mão na massa e nesse mesmo parque industrial, investigue-se também a Indutora Energia, na mesma ribeira dos Socorridos, única na região a fazer o processo de galvanização a quente e que utiliza inúmeros químicos, nomeadamente ácidos que ... são constantemente despejados para a Ribeira dos Socorridos há vários anos? Mesmo depois de uma denuncia à câmara municipal, que não teve qualquer impacto ou multa, devido ao envolvimento politico de um sócio!

A saber-se, a galvanização a quente é o processo de aplicação de um revestimento de zinco a componentes, como o aço ou ferro fundido, através da imersão do componente em banho de zinco fundido. As fases do processo:

  1. Desengorduramento – Banho em solução ácida para remoção de óleos, massas e outras gorduras.
  2. Lavagem na água – Lavagem realizada para evitar a contaminação dos banhos seguintes.
  3. Decapagem química em ácido – Banho em Ácido Clorídrico Comercial para remoção de óxidos e carepas.
  4. Lavagem – Lavagem realizada para evitar a contaminação dos banhos seguintes.
  5. Fluxagem – Solução de Cloreto de Zinco e Cloreto de Amónio,que funciona como protetor contra oxidação entre a decapagem e a imersão no banho de zinco. Além disso funciona como molhante das peças no banho de zinco.
  6. Secagem – Estágio em estufa a 60º C para secagem das peças e redução do choque térmico, quando da imersão no banho de zinco.
  7. Banho em zinco fundido – Imersão em Zinco fundido entre 440º a 465º, para reação entre Fe/Zn, que compõe o revestimento final.
  8. Passivação – A passivação assegura a resistência do componente ou peça e consequentemente a sua durabilidade.
E então o que dizem? Para onde vai isso tudo?

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 16 de Junho de 2020 21:29
Todos os elementos enviados pelo autor. Ilustração CM.