O Jardim Botânico já foi um ex-libris



C onheço o Jardim Botânico há muitos anos, desde os tempos áureos até à presente data. Tenho uma ideia sobre talvez 40 anos de existência. Na minha última visita ao Jardim Botânico confirmei o estado de degradação em que se encontra. Não sei se é por falta de pessoal de manutenção, desleixo ou simplesmente incompetência.

Num destino que se diz que qualidade com tantos prémios de ouro no turismo, senti vergonha pelo estado em que se encontra e pelo facto de continuar a ser um dos jardins mais visitados pelos turistas.
O Jardim Botânico continua a ser promovido como se tivesse a qualidade que teve nos anos 90. Certo é que o jardim parece que parou mesmo nos anos 90.

O museu de história natural não está em condições para ser visitável! Mesmo sem olhar ao estado degradado a que chegou o edifício, a coleção apresentada está de tal forma degradada que chega a ser deprimente: Mostruários cheios de pó ou com insectos mortos, objectos expostos partidos ou arranjados com fita cola que entretanto já descolou,  e uma tonalidade amarelada em quase tudo fruto da idade e falta de manutenção.











O museu está a desfazer-se com humidade e fungos.











O próprio jardim apresenta uma imagem envelhecida com degradação evidente das infraestruturas (cursos de água que percorriam certos jardins foram cobertos por terra e brita - certamente porque perdiam água e foi mais fácil resolver assim): Pavimentos degradados, lagoas vazias ou então cheias de água parada e putrefacta envolvidas por vegetação, árvores mortas ou caídas e erva por todo o lado.






A secretaria do Ambiente e Recursos Naturais está a negligenciar um património que é de todos nós. Curiosamente, o jardim da quinta vigia está sempre cuidado e mantido, será prioritário e os serviços de manutenção são desviados? O jardim municipal apresenta mais qualidade que o Jardim Botânico! Cobrar bilhete a um turista para ver um jardim naquele estado deve ser dos maiores atentados ao nome da Madeira no mercado turístico. E, sei que a bilheteira rende, não é um Monte Palace mas rende? Onde é aplicado o dinheiro?

A senhora secretária foi ao Jardim Botânico tirar a fotografia daquele misterioso e jocoso Observatório que vai "tratar da paisagem"? Meu Deus que lata! Por favor venha para cotas mais baixas que não merece o céu.


Será que foi o Covid que levou a isto? Não acredito, os traços do desleixo não têm a ver com esta paragem. O que se passa vem a acumular há muito tempo. As coisas estão podres, quebradas, desleixadas, secas, há falta de esmero, sementeiras, limpeza, funcionamento! O museu está uma lástima. Que falta de respeito pelos antepassados que dedicaram uma vida a lhe dar forma. Até a zona da fotografia tão badalada em postais é uma miragem. Foi por causa do mosquito? Então não se trata a água em circuito fechado? Paragem na década de 90 ... Será que o dinheiro do Governo Regional vai todo para tachistas e não há para jardineiros, materiais, manutenção no Jardim Botânico? Onde anda a liderança? Onde está a pessoa que zela e luta pelo Jardim Botânico. Será que vou ser eu no CM a fazer muito mais por aquele Jardim?

Venha lá mais esse destino de ouro para defraudar turistas!

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 23 de Junho de 2020 14:02
Todos os elementos enviados pelo autor.