Há invasoras e invasoras



Vou dizer asneiras ... posso?
Então é assim, logo pela manhã leio a chamada de capa do DN sobre invasoras.
Eu concordo com o CONTROLO das invasoras ...

P refiro uma deslumbrante paisagem de flores amarelas de giestas a caminho do Pico do Areeiro do que terreno "escalfado de pedra" que, a cada boa chuvada ameaça a nossa segurança, arrastando a pedra que um dia, num 20 de fevereiro, apareceu no Funchal. Como se vê, os perigos dependem da perspectiva. Que giesta e carqueja ardem bem é um facto. Agora, se me disserem que vão substituir uma imensa e impactante paisagem de flores amarelas por um chão de Maçarocos floridos eu aceito! Espero que não sejam invasoras! ... de onde vieram? Invasoras onde não há floresta endémica é um mal menor mas, sim, tem o incêndio de Verão mas os arrastamentos de inertes no Inverno se não estiverem lá outras espécies ... depois aparece o furta pedra.

Não gosto de extremismos, como por exemplo, retirar os "Novelos" (Hortênsias) das bermas das nossas estradas para passar ... a não ter nada e depois ver o deslumbre dos cartazes dos Açores. Lá não são invasoras? A pergunta é de leigo porque só me foco em como é agradável ter um "ajardinamento" das bermas das estradas regionais, situação perfeitamente localizada e não invasora. Quem fala de Hortênsias também fala de Coroas de Henrique.

Vocês sabem o que são mesmo invasoras? Tanto doutor e engenheiro para teorizar mas não haver funcionários em número suficiente para manter as tais bermas lindas ou, verificar a substituição com método das tais invasoras. Invasora também é aquela criatura que anda sempre na serra, que não enxergou um poço de petróleo durante 15 anos e que anda a fazer uns corta-fogos e uns rasgos na terra que parecem "escalfados de pedra", encaminhados para as ribeiras. Ai as obras aguentam. Aguenta-aguentam. Se não encher e passar por cima dos "dentinhos" dentro das ribeiras.


E já que vamos a caminho do dia da Região e Alberto João já não está no poder, não percebo como é que por, elementar justiça, Raimundo Quintal e a sua equipa que há muitos anos andam nas serras do Areeiro mas não só (Quinta do Santo, etc) a plantar endémicas, com reveses de alguns incêndios também levarem trabalho planeado, executado e já visível mas, que voltam à carga, ainda não tenham tido um reconhecimento!

Nesta terra quem diz verdades só merece ser marginalizado? Até quando? Enquanto houver "invasoras" no Governo Regional? ... desses ninguém corta pela raiz.

Invasoras nos Açores
Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 29 de Junho de 2020 07:23
Todos os elementos enviado pelo autor.