Entramos na espiral de destruir o nosso turismo



Li as publicações desta manhã no CM e queria dizer isto:

O problema da economia de escala no nosso turismo.

T emos um problema de inactividade e um problema de escala. Se tu páras desta maneira no turismo é como se tivesses que abrir por primeira vez quando arrancares, tens que reactivar, reconquistar os teus contactos. Começas de uma paragem como se estivesses a abrir um hotel novo mas não tiveste os anos de preparação, indo a feiras nos anos anteriores para que no momento da inauguração já tenhas autocarros à porta com hóspedes. É mais fácil do que abrir a actividade, porque tens contactos maduros mas, os outros podem encerrar ou alterar o negócio, optar pela concorrência que oferece mais e melhor.

O que sucede é que a paragem é uma oportunidade para toda gente refazer o seu negócio da maneira como estava montado. Muitas vezes, falta coragem aos empresários para modificar radicalmente o seu negócio naquilo que não concordam. O mercado pode se tornar um inimigo, pode interpretar mal a tua acção porque se acostuma a um posicionamento comercial que tu alteras. Podes querer reutilizar o teu modelo de negócio e eles, perante a crise, quererem renegociar, tornar o teu produto mais barato para aliciar o cliente final. Como aguentar o preço com tantos hotéis na Madeira? Vai ganhar o maior de todos ... ? Mas, o mercado também se pode sentir ofendido quando tu só queres a rentabilidade da tua empresa, para não falir e, assim, pode se dar uma sucessão de pequenas vinganças que torna a tua ideia um erro. Podes ir para "caçar" e acabares por força da conjuntura ... "caçado". E todos sabemos que o preço quando cai é muito mais difícil de subir.

Há mais problemas. Com a paragem da actividade económica devido ao Covid-19, é uma oportunidade para apostar em quem se quer e no que é mais rentável e certo. A paragem é má mas faz "reset" para delineares o combate perfeito, ou o melhor, atendendo aos desafios. A Madeira é problemática devido à sua já "popular" inoperacionalidade mas também por ter um Governo obsessivo por ter sempre razão e não satisfazer os operadores e companhias aéreas. Basta ver que as companhias entregaram ideias para um Plano de Contingência e o GR não aceitou nem uma proposta, isso traz muita "despesa" ... ficar sem clientes. Paralelamente a isto, está a falta de vontade das pessoas em arriscar uma viagem apesar de lhes apetecer.

Nesta altura, o maior problema do turismo é que praticamente tende a arrancar com o mesmo número de funcionários nos hotéis para poucos hóspedes, tal como teria para muitos, a indefinição está em abrir e ter desde logo encargos acabando o lay off ou permanecer fechado até que se regularize o fluxo de turistas ao nosso destino. Mas, como? A secretaria do turismo decidiu difundir a ideia de quarentena para a região e, quando viu que perdeu com os operadores turísticos, é que recuou. Tarde! O mal estava feito. É por isso que Faro já arrancou e a Madeira não.

A perda recente da Brussels é imagem do definhamento do nosso destino que dizem de ouro. Mas ouro não seria se fosse rentável? As Canárias são de ouro, a Madeira só anda a luzir títulos sem proveito. Tínhamos 2 frequencias semanais, não conseguiam encher e passou a uma, agora com o Covid, aproveitaram a oportunidade para se retirar do destino e apostar em outros mais rentáveis. O GR vai colocar vídeos de turistas, comprar páginas de jornais locais ou colocar a propaganda interna a segurar o eleitorado?

Talvez seja um castigo para um Governo Regional que eliminou um ferry com ligação a Portugal continental, agora que se quer agarrar ao mercado interno, com a previsível situação das tarifas aéreas serem ainda mais caras. É que agora nem nos meses do Verão temos ferry.

Estamos em presença de um Governo cada vez mais errante e uma população levada pela propaganda a bater palmas à luta do Covid-19. Abusamos na quantidade de hotéis, perdemos o nosso mercado de qualidade e massificamos, e agora, não temos passageiros para encher aviões para o nosso destino. Devemos eliminar a aviação da Madeira como o ferry? Afinal não tem passageiros ... Numa ilha conseguimos esta brilhante ideia, eliminar transportes para satisfazer monopólios! Entregar um governo a incompetentes e a sectários dá o fim triste de um povo que ainda bate palmas. Paz à sua alma.!

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 9 de Junho de 2020 11:48
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.