É tradição o laranja prometer e não cumprir?



Boa tarde, sou do Funchal e hoje não saí da cidade.

E stava anunciado um alerta laranja para chuva, entre as 15 e as 21h, posso meter os pés pelas mãos porque ainda faltam 3 horas para acabar mas, olho para o céu e dentro da própria cidade uma coisa é viver nas zonas altas, outra é viver na baixa ou zona hoteleira, nalgumas parte choveu alguma coisa, nada de significativo, muito menos para laranja, noutras chuviscou só, zona hoteleira. Hoje deu muito mais sol do que chuva no Funchal.

Sabendo que a Madeira tem microclimas e, por vezes, se entra num túnel com sol e sai-se do outro lado com chuva, eu que sou leigo na matéria pergunto, não é possível fazer previsão meteorológica por zonas no arquipélago, em vez de se generalizar os alertas? Eu sei que tem costa norte, sul, zonas montanhosas e Porto Santo mas parece-me já pouco para quem tem um radar meteorológico que promete "laranja" e dá respingos.

Penso que tal como eu, estes alertas ficam sempre a quem das expectativas de muita gente que depois ,deixa de levar a sério, até ao dia que falha por defeito e entorna-se o caldo.

Uma situação que reparei, sou seguidor do CM desde muito cedo, é que quando tocam no assunto do tempo têm acertado mas para hoje não falaram em nada. O CM não quer informar os seus leitores sobre qual a sua fonte? Estou interessado num maior acerto das previsões porque, sem dúvida, que adequamos a nossa vida às condições climatéricas, para trabalhar e viajar, é frustrante estes "falsos alarmes".

Precisamos de rever a forma de fazer previsão e de informar, é minha opinião. Repito, é a opinião de uma pessoa do Funchal, vi que choveu noutras partes.
Obrigado a todos.

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 17 de Junho de 2020 18:07
Todos os elementos enviados pelo autor.

Fazemos um mix de 4 origens com modelos diferentes, os checos e os franceses têm acertado muito mais ... escolhemos por áreas de confiança e reunimos numa previsão ... acatamos o IPMA mas só avisamos por base em quatro origens. Hoje para o Funchal não parecia "laranja", não fizemos aviso.