Assistencialismo, uma tentação política


Num país dividido entre poucos ricos e muitos pobres, a forma de promover justiça social não pode ser apenas o assistencialismo.
José Serra

A cabei de ver o direto do Senhor Carlo do Movimento de Hoteleiros da Madeira e acho que não devia estar a vitimizar-se com alguma maldade. Até poderão existir cerca de cem associações da Madeira, mas nem todas têm como objeto servir refeições quentes! Apenas 2 ou 3. Agora, muitas mais atribuem apoio alimentar através de cabazes. Sabe porquê que não tem conhecimento disto Senhor Carlos? Porque não tenta perceber junto das entidades competentes e das instituições o trabalho que fazem? Sabia que muito boa gente a quem vocês levam comida, e muito bem, recebem apoio alimentar de outras instituições, mas como estamos numa situação de pandemia e referindo-me aos grupos de risco (idosos, doentes crónicos) não podem sair de casa, daí a vossa fenomenal ajuda porque em todas as alturas de crise, seja incêndios, 20 fevereiro 2010, apareceram sempre movimentos que ajudaram na confecção da alimentação mas em situação de emergência.

O trabalho que vocês fazem é de muito valor, mas justifica-se neste momento de crise? Agora querem criar uma associação e IPSS para quê? Com que objetivo? Porquê que não fazem um trabalho de equipa com instituições que têm cantinas sociais e conciliam esforços? Isto é trabalho de solidariedade! Não me venham dizer mal de instituição A, B ou C, sem irem lá ver com os próprios olhos o que fazem! Qual a necessidade de estarem sempre a aparecer? Escondem alguma coisa?

Continuem o bom trabalho, mas podem perfeitamente juntar-se a instituições como a AMI ou a Associação Protetora dos Pobres que têm cantinas sociais. Um movimento é um movimento de cidadão que querem ajudar, no vosso caso com refeições quentes. Gostava de saber qual o vosso interesse em tornarem-se numa associação ou IPSS.

Como já li algures, eu também vou estar atento a todos os vossos passos. Concordo com o que já disseram que usando expressões como “matar a fome” é meio caminho para a criação de um esquema, se é que já não está criado.

Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 11 de Junho de 2020 21:09
Texto enviado pelo autor. Título, citação e imagem CM.