A política regional desmoraliza mais do que o Covid e a Economia



Quem por estes dias percebe os desafios que a Madeira tem pela frente e vê os políticos a brincar às Autárquicas, tem certeza que existem mundos paralelos.

Especialmente no PSD, que dramatiza e inventa tudo para deitar culpas a Lisboa, leva-nos a pensar o que diriam se Lisboa boicotasse como o faz com as câmaras da oposição. Há muito que o PSD-M perdeu bandeiras, decência e política pela positiva. O PSD-M tem os seus militantes e as suas empresas, e basta-lhe, não pensa em todos os madeirenses.

A par de toda esta "guerra" e muita propaganda, os madeirenses vêem que o GR não tem soluções e que por muito que apregoem façanhas, devem cair na realidade de que sem Europa e continente não somos nada, sobretudo por dinheiro e turismo.

Outra realidade que cansa, é ver sempre os mesmos a dar palpites e opiniões quando o seu tempo acabou e não têm nada de novo para dar, a não ser opinar com ideias para manter o seu estatuto. Precisamos de tudo novo, ideias e actores.

Há muito madeirense a pensar emigrar logo que algo esta pandemia estabilize. Os madeirenses estão cansados da política, de confusões, de crises e este clima de ditadura que determina, em guerrilha permanente, quem pode ter sucesso ou não. Agora que bateu no fundo há mais coragem para mudar.

Ainda não sabemos ao certo o que nos vão emprestar (para pagar, mais dívida) e o que virá a fundo perdido mas, tudo isto são analgésicos para uma realidade onde economia desfeita sobrará com dissabores para todos e menos arrecadação de impostos, num momento mais exigente para os governos, regional e nacional. Tudo decorre de forma lenta para a salvação e célere para a desgraça.

Não creio que esta garotada da política alcance a realidade que vivemos, esta que berra na Assembleia Municipal do Funchal. Estão todos empregados no estado e sentem-se seguros, com tempo. Mas, será que já pensaram que o povo pode enfurecer com tudo aquilo que vê e começar a aplicar correctivos?

A cada dia, os gritos, as ameaças, o jogo sujo parecem o último fôlego de um regime que se afoga nas suas próprias atitudes, cada vez em doses maiores para se sentir satisfeito mas sempre sem resultados.

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 30 de Junho de 2020 07:27
Todos os elementos enviados pelo autor.