Vai ventar e inoperacionalizar o aeroporto ... se houver voos



D urante o dia de hoje temos experimentado vento, já suficiente para tornar o nosso aeroporto inoperacional numa situação sem pandemia. O vento tem sido moderado (20 a 30 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas zonas montanhosas, rodando para noroeste moderado a forte (30 a 45 km/h) já nesta tarde e tornando-se forte (40 a 55 km/h) nas zonas montanhosas, por vezes com rajadas até 85 km/h. No Funchal, algo abrigado do vento destes quadrantes, tem sido fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante oeste.

Amanhã, o estado do tempo relativamente a vento é idêntico, com uma ligeira baixa nos valores mas para quarta e quinta feira teremos o vento a soprar ainda mais forte do que esta segunda feira. O vento será moderado (20 a 30 km/h) do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 70 km/h a partir da manhã e soprando forte (40 a 55 km/h), com rajadas até 95 km/h, vindo acompanhada por períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros, em geral fracos, a partir da manhã, mais frequentes nas vertentes norte e zonas montanhosas.

Na quinta-feira, 14 de maio, mantêm-se os aguaceiros, mais frequentes nas vertentes norte e zonas montanhosas. O vento será semelhante a quarta-feira, vento moderado a forte (30 a 45 km/h) de noroeste, com rajadas até 70 km/h, rodando para norte a partir da tarde e soprando forte (40 a 55 km/h), com rajadas até 95 km/h, nas zonas montanhosas.

Deve ter em atenção a situações que se possam tornar perigosas para a integridade física das pessoas ou estragos em bens por acção do vento. 

Com apoio do IPMA