Precavido




A lguém disse que o emissor da informação é mais importante que o conteúdo da informação. A razão é algo que deve estar ao serviço da Vontade. Deus não comunica por palavras nem por sinais; comunica pela Vontade… embora a Razão sirva para apreciar e refrear a Vontade (incluindo a Injusta). 

A razão tem:
quatro graus: o primeiro e mais alto consiste em descobrir e encontrar provas; o segundo, a disposição regular e metódica das mesmas, colocando-as numa ordem clara e adequada, para tornar sua conexão e força clara e facilmente percebidas; o terceiro consiste na perceção de sua conexão; e o quarto consiste em tirar a correta conclusão. Locke

Os Renovadinhos mentem. Por vezes, utilizam o campo das possibilidades para mentirem. Muitas vezes basta abrir esse campo de possibilidades para que os ouvintes deixem de agir (por receio de estarem a ser injustos). Ultimamente, vejo os infiltrados - Renovadinhos a declararem a verdade mas fazendo-a passar por mentira. Por exemplo, a criticarem as obras das ribeiras, mas com argumentos completamente falsos, como por exemplo:

Sem resistência os caudais vão atingir velocidades que não foram sequer estimadas e corre-se o risco de transbordar. Mesmo sem aluvião a canalização das ribeiras vai causar aluviões.” 

  1. Um, é mais que óbvio que as velocidades do escoamento foram estimadas. Basta ler a memória descritiva dos projectos. 
  2. Maior velocidade da água (que é o objectivo de inclinar o leito e de colocar betão no leito e margens das ribeiras), significa que para um mesmo caudal, a altura de água vai ser menor, pelo que o risco de transbordar é menor.
Estes argumentos tentam esconder as verdadeiras razões pelas quais as obras das ribeiras não funcionam: qualquer que seja a velocidade da água da ribeira, esta não consegue empurrar o mar, pelo que ao chegar à foz sempre existirá um ressalto hidráulico, que diminuirá a velocidade do escoamento e fará com que os sólidos se depositem nessa foz. Antes depositavam-se, e agora continuarão a depositar-se. Basta ver que nas fozes das ribeiras/os há praias. Portanto, as obras não melhoram nada. Antes pelo contrário, agora os sólidos em vez de pararem junto à praia, vão parar mais a montante: junto ao Bazar do Povo e junto ao Mercado dos Lavradores, pelo que a zona de inundação começará aí.
Voltando ao assunto da precaução sobre a informação consumida, por muitos é admitido que o maior poder do demónio é a mentira.

Também sabe-se que é mais fácil acreditar que pensar… especialmente se a mentira tiver por base boas imagens como por exemplo a Bondade Humana.

É fácil acreditar "Todos demos trabalhar para o Bem Comum”… embora saibamos que uns trabalham e estudam para o Bem Comum, enquanto outros roubam e manipulam para roubar e tornar todos Escravos.

É fácil acreditar “Quem diz crítica negativamente é má pessoa. Tem inveja” … embora saibamos que há corrupção e coisas muito erradas na nossa Sociedade.

É fácil acreditar que “quem tem pena dos desprotegidos e até os abraça, preocupa-se”… embora nada faça contra os corruptos e contra os que cometem crimes, e não cumpra as funções para as quais foi eleito.

É fácil concordar com “Amadurecer é tomar cuidado com o dizemos, respeitar o que ouvimos e meditar sobre o que calamos”… embora isso signifique calar-se, pactuar com a Corrupção e com a Escravidão, pois deixamos de protestar pelo que está errado. 

É fácil ser coniventes com estropiadores de almas que censuram : “A população”; “A Humanidade”; “O convívio”; a própria “crítica”; “A Liberdade de Expressão”… mas que nada dizem sobre os corruptos que nos roubam e roubam o futuro de nossos filhos.

É difícil discordar com “Quem não deve não teme”… embora acredite piamente que o Ministério Público e os Tribunais são corruptos. 

Mostro um exemplo desta importância com base numa publicação do Facebook. “Uma questão sem "data": Porque é que o GR (a propósito do COVID) se empenha extraordinariamente na defesa da saúde dos madeirenses, e não tem agido de igual modo no que se refere às listas de espera, onde morrem pessoas há décadas? (Sabe-se que nunca houve falta de dinheiro)”

  • A.L. (Renovadinho) - pk elas não correspondem a verdade ! por deficiência da informática e por deontologia profissional entre os médicos e algumas vezes pelos médicos não darem baixa do que fizeram.
  • M.S. (Opositor à escravidão) - Essa eu nunca tinha ouvido. As listas de espera são falsas e foi A. L. que descobriu isso... sem nunca ter trabalhado num hospital. 
  • A.L. (Renovadinho) - Mas faço voluntariado numa associação da área da saúde há já sete anos e conheço os responsáveis informáticos que se deparam com dificuldades deontológicas e tb pelo pouco eficiente trabalho dos médicos com as TIC ! o Gr tem vergonha de dizer que uso aquilo é uma burrada há muitos anos ! Os números verdadeiros serão menores de 30 a 50% dependendo das áreas.
  • M. S. (Opositor) - ,estás a me queres dizer que o GR não arranja alguns milhares de euros para ficar bem visto? ou pelo menos para ficar menos malvisto? E já agora o secretário regional da saúde, ou não sabe do que tu dizes ou anda a prejudicar dolosamente Albuquerque... 
  • A-. L- (Renovadinho) – M.S. são mais de 10 milhões para fazer um sistema novo a aguentar o que está.
  • M.S. (Opositor) - mais do que 10 milhões para um programa de computador? LOL. Eu não sei se sabes mas GR tem mais de 30 licenciados em informática (i.e., tem mais que a Acin), e o SESARAM (pelo que me lembro) tem um departamento de informática (com 4 a 6 licenciados)...
  • J.. M. L. B.(Opositor)  - Mas para o futebol vai muito mais do que isso!!!
  • I.S. (Opositor) - porque a incompetência reina e sempre reinou a informática não tem problemas. a competência profissional essa sim.
  • G. V. (Opositor) - Como se pode usar a internet ou informática como desculpa? Se fosse à mão não era desculpa! Fizeram um inquérito (facultativo) acerca do turismo cá dentro e não podem perguntar aos pacientes quem está à espera de quê? Que brincadeira é esta? Isto não é exigível nestes dias mas acabada a pandemia resolve-se facilmente não façam as pessoas de burras, liguem aos utentes, perguntem, mil por dia não leva um ano, e as necessidades depois desse dia são um registo numa base de dados limpa, 6 horas de trabalho útil, 10 minutos por chamada é 360 pessoas, 5 pessoas ao telefone fazem 1800/dia, em 150 dias está feito, demora, se não começarmos demora mais. Se a informática não resolve em 150 dias é mais arcaica que o papel, a tecnologia mais eficaz e eficiente prevalece, claro que penso que a informática é mais rápida, mas se for essa a desculpa comecem já a verificação manual, quanto mais tarde pior.

Repare-se como os argumentos de A.L. (Renovadinho) são possíveis … o que leva à dúvida sobre a Justiça das críticas sobre o SRS. A maior parte das pessoas não sabe o custo de um programa informático. Lembro a seguinte história: "A história dos equipamentos de assiduidade do SESARAM"

Repare-se que esses argumentos de A.L. não fazem sentido: um sistema em papel resolvia o problema, se há dinheiro para futebol também há dinheiro para resolver o eventual problema ”informático”, que há suficientes técnicos para resolver o problema “informático”,…

Minhas senhoras, Meus senhores, o emissor da informação é tão ou mais importante que o conteúdo… e para quem quer roubar, todos os meios são lícitos.

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 31 de Maio de 2020 10:56
Todos os elementos enviados pelo autor. Ilustração CM