Os caça dados



Anda por aí muito jogo que lhe desperta atenção pelas razões mais inúteis possíveis e que lhe "roubam" os dados, basta aceitar para "jogar". Redes sociais e operadoras de internet cada vez mais exigem elementos na boa intenção de zelar pela sua segurança. Até fazem "joguinhos" de não passar à fase seguinte se não inserir dados, uma forma de obrigar.

A Europa tão zelosa e inclusive emissora de coimas às grandes das redes sociais ou internet global também tem os seus deslizes, parece que todo o poder cria as leis para os outros cumprirem, eles não.

Com o intuito de divulgar a União Europeia nasceu mais um joguinho, o Quiz Europa, uma iniciativa da Cláudia Monteiro de Aguiar e do centro de Informação Europe Direct Madeira que, à boa maneira de se apresentar, "elogia" toda gente para que um projecto cubra o espectro político a enaltecer. Até o PPE, Partido Popular Europeu ...

O Quiz Europa está na fase beta, por isso ainda se pode perdoar qualquer coisinha mas, algures na parte de Política de Privacidade parece que herda os tiques da horda e onde se salienta:

Todas as informações pessoais relativas a membros, assinantes, clientes ou visitantes que usem o QuizEuropa.eu serão tratadas em concordância com a Lei da Proteção de Dados Pessoais de 26 de outubro de 1998 (Lei n.º 67/98).

A informação pessoal recolhida pode incluir o seu nome, e-mail, número de telefone e/ou telemóvel, morada, data de nascimento e/ou outros.

O uso do QuizEuropa.eu pressupõe a aceitação deste Acordo de privacidade. A equipa do QuizEuropa.eu reserva-se ao direito de alterar este acordo sem aviso prévio. Deste modo, recomendamos que consulte a nossa política de privacidade com regularidade de forma a estar sempre atualizado.

Ora, podemos ler e reler agora e aceitar que amanhã pela calada, abastecidos de dados, eles terão outra função. Mesmo que se leia, na versão mais actualizada, as verdadeiras intenções, expostas ou não, já cedemos os dados. A linha que peço que sublinhem é ... palha. O máximo que poderia dizer era que acompanhariam a lei se fosse alterada porque, parte-se do princípio, que a política de privacidade não se altera a toda a hora!

Estamos num tempo que se usa a pandemia para controlar mais as pessoas ou que automaticamente cedemos os seus dados por trás de um desejo cego de "brincar". Leve mais a sério todos estes estratagemas dos mais diversos poderes, políticos, económicos, sociais, etc. Um dia destes começam a ser relacionados e você poderá não se reconhecer a si mesmo mas, será o seu perfil oficial.

Agora participe, dá prémios. O Savoy também só dava empregos. Os telefonemas dos agentes de execução são no seu interesse. A banca consegue ter o seu dinheiro e cobrar por tê-lo lá, um pouco como o petróleo há dias, os produtores tiveram que pagar para escoar. Seja mais rato!

Nota: mas agora toda gente dá importância a joguinhos? Não têm nada com que se preocupar com a crise que está à porta? Protecção Civil, Eurodeputada, alguém da horda tem negócio nessa matéria. Vão trabalhar sem vergonhas!

Enviado por Denúncia Anónima 
Segunda-feira, 11 de Maio 2020 11:56
Todos os elementos enviados pelo autor.