O Porto Santo é uma janela para o futuro da Madeira



Bom Dia CM, peço a publicação do meu texto e aguentem-se, vocês têm muito valor.

E u sou do Porto Santo, não sou nem o Bettencourt nem uma estrela da política escolhida pelos partidos. Sou simplesmente do Porto Santo e cada vez mais num certo sentido. Vou enraizar tanto que nem de retroescavadora para me arrancar.

Há poucos meses atrás, vi obras que geraram alvoroço e movimento para impressionar para as eleições que depois pararam. Só houve dinheiro para ganhar eleições e não para fazer as obras. Algumas dispensáveis como a descaracterização da Vila Baleira com a rotunda.

Passamos pela tradicional época de Janeiro e agora já Fevereiro, onde não temos barco e, sinceramente, quando o posto do fogo da passagem de ano estala só penso na felicidade com que arrancamos cada ano. Os empresários da terra só contam com o Verão, o resto é paisagem, alguns hotéis fecham, temos a cena do barco e agora a cena da Binter que até Outubro diz que não faz viagens para o Porto Santo. O madeirense, a maior parte, conhece o Porto Santo do Verão e não do Inverno, Primavera e Outono. Chateiam-se com os preços praticados. Eu vivo cá e o Pingo Doce aumentou os preços de forma aberrante. Há dias vi que as Estatísticas disseram que na Madeira os supermercados carearam, penso que Madeira e Porto Santo, se eu quisesse trazer alarmismo mandava fazerem a Estatística só no Porto Santo, a exemplo de como fazem noutras situações para dizer que isto está menos mal. Não temos vida nem rendimentos para aguentar isto. Eu faço as compras para uma idosa, é sempre o mesmo cabaz, o que a reforma dá, eu talvez mais do que ninguém vi a diferença de preços do mesmo cabaz e sou eu que ponho o resto para que a senhora possa ter dinheiro para não se atrapalhar com as outras despesas.

Cada vez que dizem que vão apostar no Porto Santo eu tremo porque sempre vi os investimentos como forma de nos escravizar. O Porto Santo na mão do senhor Sousa e do senhor Pestana é mais condicionado do que pela mão do Governo Regional, aliás o Governo Regional ajuda esses dois impérios a escravizar mais o Porto Santo, o GR só vem aqui fazer teatro e talvez arejar, agora nem isso sem o avião. Eles, os DDT's, fazem o que querem, levam a maior parte do rendimento do Verão e desaparecem no Inverno, são oportunistas. Não geram "economia" em larga parte do ano.

Sobretudo o Grupo Sousa, por ter a ligação marítima, faz de pacote o encaminhamento dos passageiros que não são portossantenses para todos os seus negócios, que cada vez são mais, deixando os outros às moscas. Há entidades que observam a concorrência? Não me digam. Bando de palhaços.

O Governo Regional de vez em quando vem aí de passeio anunciar umas coisas, nunca resultam em nada de bom para esta comunidade, é as algas, é o verde, o ecológico, é o eléctrico (como aproveitar sem rendimentos?), a nós bastava que isto não fosse dourado de deserto mas do areal da praia, nosso ganha-pão, com o clima que temos. Vocês acham que uma campanha bem feita, com um custo de avião baixo, por menos tempo ou até mais do que uma viagem de autocarro, os madeirenses não vinham cá nem que fosse passar o dia na praia? Será que sei mais do que o senhor secretário (que agora só tem aviões por sua conta) junto com os seus assessores e os técnicos especialistas burros? Basta ver os voos inter-ilhas nas Canárias e Açores.

Em tudo isto e muito mais, que não vou escrever para não me alongar, há um denominador comum, aliás dois, O Governo Regional e os portossantenses. Eu acho que o Porto Santo é a Madeira dos Pequeninos, explico, acho que o Porto Santo não é nem mais nem menos do que vai ser Madeira daqui por uns anos com o Governo Regional que só governa e beneficia os seus. Eu não conheço uma sociedade saudável com Governos que só governam para os seus.

Mais do que nunca, os portossantenses precisam dos madeirenses, é que somos poucos e é preciso mudar, espero que olhem para nós não com o desdém de sermos pequenos, o lugar das férias, para contar anedotas, etc. Espero que olhem para nós sabendo como vai ser o futuro da Madeira, é o Porto Santo mas sem praia. ... se entretanto não ficarmos sem a nossa porque ninguém vai corrigir o erro do posicionamento do porto.

Termino com a Binter. Os madeirenses estão mal servidos de transporte aéreo, reclamam do preço, da frequência, da falta de turismo, das taxas aeroportuárias, do preço dos estacionamentos do seu aeroporto. Meus amigos ponham-se no nosso lugar! Ainda falta muito para percorrer para o nosso abismo. Ontem, 24 horas, vi como isto é governado, primeiro era 150€ por teste Covid, depois porque apareceu os preços do ADSE disseram que ia haver descontos significativos, logo a seguir o Governo assumia. Em 24 horas foi do orgulho ao erro, ninguém falou se os portossantenses por cada viagem iam pagar mais essa!? Alguns apanham a Binter como um autocarro. Dessa estamos safos mas não temos avião.

Tínhamos a falta de navio de Janeiro a meados de fevereiro, agora a falta de avião desde o início da pandemia ao mês de Outubro. Vocês querem que eu acredite que somos levados a sério? E que nos respeitam? Parece que ninguém dá valor a 5000 pessoas. Acho que o objectivo é fartar e fazer os portossantenses emigrar para dar a ilha ao Sousa e ao Pestana.


Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 22 de Maio de 2020 10:12
Todos os elementos enviados pelo autor.